Cuiabá, 22 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022, 17:51 - A | A

22 de Setembro de 2022, 17h:51 A- A+

Destaque / CORRUPÇÃO À VISTA

Candidato ao governo do Maranhão Weverton Rocha carrega um vasto histórico de processos na justiça

 A chapa governista do Estado do Maranhão novamente vem enfrentando um drama referente a envolvimento em atos de abuso de poder político e econômico, pelos crimes de violação à Lei de Licitações e peculato

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

 A chapa governista do Estado do Maranhão novamente vem enfrentando um drama referente a envolvimento em atos de abuso de poder político e econômico, pelos crimes de violação à Lei de Licitações e peculato (desvio de recursos praticado por servidor público).

De acordo com levantamento realizado pela nossa equipe do site OFatoNews, através de denúncias divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF). A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou denúncia e tornou réu no dia 28 de setembro de 2017 o ex-senador Weverton Rocha (PDT-MA), na época deputado federal,  pelos crimes de violação à Lei de Licitações e peculato (desvio de recursos praticado por servidor público).

A denúncia do Ministério Público maranhense acusou Weverton Rocha de alterar contrato "de forma ilegal", contrariando o que prevê a Lei de Licitações, cometendo irregularidades ao contratar uma empresa para a reforma de um ginásio em São Luís sem licitação.

Durante consultas processuais no Tribunal de Justiça de Maranhão, Justiça Federal e Supremo Tribunal Federal, foram encontrados dez ocorrências contra Weverton Rocha. Sendo que algumas ações já foram extintas, prescreveram ou concluiu com a absolvição do candidato, ficando somente quatro ações em aberto a seu desfavor.

Desde novo o candidato possui problemas com a justiça. Com 18 anos de idade, Weverton foi acusado de desviar dinheiro da União dos Estudantes Secundaristas (UMES). O processo tramitou na Justiça Estadual do Estado, porém o processo foi arquivado e não houve condenação. 

Na Justiça Federal do Maranhão, na época em que Weverton foi Secretário de Estado, responde a processos em que é acusado por improbidade por suposto dano ao erário do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), quando da aplicação desses recursos no ProJovem Urbamo.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation