DA REDAÇÃO
Cuiabá terá tarifa zero e aumento da frota de ônibus no Dia das Mães, comemorado neste domingo (11). O reforço na operação ocorrerá, principalmente, nas linhas troncais, que concentram o maior fluxo de passageiros. No primeiro domingo deste mês, foram registradas 28.671 passagens gratuitas.
“Para maior operacionalização e conforto dos cidadãos, vamos dispor de um número maior de veículos na frota, não apenas para o próximo domingo, Dia das Mães, como também para os demais domingos com tarifa zero em Cuiabá. Os ajustes necessários para atingir esse objetivo já estão sendo realizados”, declarou a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa.
De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib, as linhas que registraram aumento no número de passageiros já foram identificadas. “São as linhas já conhecidas: 605, 609, 711, 311, 313, 206 e 308”, elencou.
A linha 308, por exemplo, possui a rota mais longa entre as citadas, com 74 paradas, ligando o Terminal do CPA 3 ao Terminal Antártica. As demais linhas têm entre 34 e 55 paradas, partindo de bairros como Santa Terezinha, Parque Cuiabá, Pedra 90 e CPA 3 até a Estação Alencastro, no Centro de Cuiabá; uma do CPA 3 até a Fiemtec, na Avenida 15 de Novembro; e uma do CPA 1 até a Estação Bispo, também no Centro.
No dia 4, a população usufruiu pela primeira vez do benefício da passagem gratuita, instituído pela Lei 7.248, que criou a Tarifa Zero, sancionada pelo prefeito Abilio Brunini em 29 de abril. Com a legislação em vigor, todos os domingos do ano (36 no total) contarão com a gratuidade, podendo o benefício ser estendido a feriados e pontos facultativos por meio de decreto.
Grande adesão
No feriado de 1º de Maio, a tarifa zero também foi aplicada, registrando 27.722 passagens gratuitas. Somadas às do domingo (4), o total chega a 56.393. No domingo (4), foram contabilizadas 28.671 passagens, incluindo as do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, que utilizaram o transporte coletivo do Centro até o bairro Tijucal para acompanhar de perto a implementação da Tarifa Zero.
Até o final do ano, a população ainda terá 33 domingos para aproveitar o benefício, planejar atividades de lazer com a família e amigos, além de conhecer novas pessoas e ampliar seu universo de experiências.