BETHÂNIA NUNES
DO METRÓPOLES
A banana é uma fruta democrática. Fácil de ser encontrada em feiras, prática para transportar e ainda é rica em nutrientes como carboidratos, potássio e vitaminas.
Mesmo com todos os benefícios, algumas pessoas evitam consumir banana de noite acreditando que podem passar mal. Mas será que essa crença popular é mito ou verdade?
Nutricionistas ouvidas pelo Metrópoles afirmam que a crença de que comer banana de noite pode causar azia, refluxo e má digestão não passa de um mito replicado por gerações.
De acordo com a nutricionista Catharina Gomes, que atende na clínica Nutravita em Brasília, não há nenhuma contraindicação ao consumo de banana antes de dormir.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Nenhuma fruta deve ser evitada à noite. Essa crença não passa de terrorismo nutricional”, afirma Catharina. “O que deve ser evitado é o consumo excessivo de qualquer alimento, bem como comidas pesadas, como frituras ou grandes quantidades de carne, que podem prejudicar a noite de descanso”, explica a nutricionista.
A nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, esclarece que uma única banana não possui carga calórica suficiente para atrapalhar a digestão. Ao contrário, ela pode até mesmo ajudar no sono. “A banana é rica em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que regula o humor e o sono”, considera.
Benefícios da banana
A banana é uma boa opção de alimento para incluir em qualquer momento do dia. Assim como outras frutas ricas em carboidratos – como laranja, manga e uva –, ela dá energia e disposição.
A fruta é queridinha dos atletas, uma vez que o potássio ajuda a evitar a fadiga e a câimbra muscular, enquanto as vitaminas do complexo B são responsáveis pela renovação celular e reparação dos músculos.
Além disso, a banana melhora o humor. “Muito se estuda sobre a relação do aminoácido triptofano, que é precursor da serotonina (neurotransmissor da felicidade) no tratamento da depressão”, afirma Catharina.
Como incluir a banana na dieta
Versátil, a banana pode ser consumida in natura, em vitaminas, acompanha bem iogurtes e pode ser usada como base de bolinhos para lanches, sugere a nutricionista Catharina Gomes. “Ela acompanha a sua criatividade na cozinha.”