LIVIA PANASSOLO
DO SAÚDE EM DIA
Os sintomas do período menstrual são passageiros, porém seus efeitos podem ocasionar incômodos significativos. É o caso das cólicas menstruais, que são recorrentes e podem causar dores intensas.
Essa condição, muitas vezes, provoca mudanças de humor, inchaço e insônia, e pode interferir diretamente nas práticas de atividades cotidianas.
A cólica provém da contração natural do útero durante o processo de eliminação do óvulo e da camada de reforço do endométrio. Ao longo do ciclo menstrual, esse tecido cria uma camada mais espessa para receber uma possível gravidez.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Dessa forma, quando não há a fecundação do óvulo, o corpo elimina esse reforço por meio da menstruação. Essa movimentação é a responsável pelas contrações uterinas que causam as dores. Os sintomas afetam a região pélvica, entre o quadril e a parte inferior do abdômen.
As cólicas menstruais se dividem em dois tipos. As cólicas primárias tendem a surgir após a menstruação e são mais frequentes. Já as secundárias são resultantes de problemas de saúde, como a síndrome do ovário policístico (SOP) e a endometriose.
Exercícios para aliviar a cólica menstrual
Além do tratamento medicamentoso, existem exercícios físicos que podem ser feitos para amenizar as dores.
De acordo com a educadora física Rafaela Verona, as atividades devem ter práticas seguras. “O importante é optar por atividades físicas que sejam agradáveis, e praticá-las regularmente ao longo de todo o ciclo menstrual, incluindo durante o período menstrual”, explica a profissional.
Confira abaixo algumas práticas sugeridas pela especialista para adotar no período menstrual.
1- Alongamento
Alongar o corpo ajuda no relaxamento da musculatura abdominal e na redução da tensão. Para essa finalidade, indica-se deitar de costas, dobrar os joelhos em direção ao peito e segurar essa posição por 30 segundos.
2- Caminhada
Caminhar estimula o fluxo sanguíneo e reduz a inflamação, aliviando o desconforto abdominal. Adotar a prática pelo período de 20 a 30 minutos em um ritmo leve é o suficiente para amenizar as cólicas.
3- Pilates
O exercício auxilia na melhora do equilíbrio e da postura, fortalecendo os músculos abdominais e aliviando as cólicas menstruais.
4- Ioga
Algumas posições da ioga também podem ser uma opção para sanar as dores. Um exemplo de atividade benéfica é se ajoelhar no chão, esticar os braços para frente e abaixar a cabeça em direção à superfície. Esse exercício ajuda a relaxar a musculatura e aliviar a tensão.
5- Exercícios aeróbicos
Praticar exercícios aeróbicos de baixo impacto aumenta o fluxo de sangue e reduz o processo inflamatório. Algumas atividades para incluir na rotina são a esteira e a bicicleta ergométrica.
Por fim, a educadora física ressalta a importância do acompanhamento médico. Nesse sentido, as práticas devem ser direcionadas e considerar as particularidades individuais para sanar as cólicas menstruais.
“É fundamental ouvi-lo e fazer o que for confortável para você. Com o tempo, você pode encontrar o exercício que melhor alivia suas cólicas menstruais”, finaliza Rafaela.