Cuiabá, 24 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,65
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 16:54 - A | A

23 de Maio de 2025, 16h:54 A- A+

Política e Judiciário / MAIS DE 13 ANOS DE ESPERA

Presidente do TCE-MT mantém esperança de ver VLT implantado, apesar do avanço do BRT

Durante vistoria, Sérgio Ricardo diz que decisão pelo BRT foi necessária para destravar obra parada há 13 anos, mas defende que o VLT ainda pode ser implantado no futuro em novo trecho

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Durante uma vistoria às obras do BRT na manhã desta sexta-feira (23), o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que ainda mantém a esperança de ver o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) implantado em Cuiabá e Várzea Grande, mesmo com o avanço das obras do novo sistema de transporte.

Segundo o conselheiro, o projeto do BRT só avançou após uma decisão firme do TCE, que encerrou o impasse de mais de uma década entre os modelos de transporte público. 

"Todas as obras tem que ter um planejamento e ela tem que ter data para entregar. Essa obra daqui já foi demais. Nós estamos há 13 anos esperando um local de transporte para população de Cuiabá. Todas as datas possíveis e imagináveis já foram embora", afirmou.

Ele explicou que a adoção do BRT foi uma medida necessária para destravar a obra e garantir à população acesso a um sistema funcional.

"Primeiro, era o VLT. Não deu certo. Foi o próprio Tribunal [TCE] que, em determinado momento, tomou a decisão. Caso contrário, a obra estaria até hoje parada, na dúvida entre VLT e BRT. Então o Tribunal entrou no processo e definiu: agora é BRT. Eu ainda acredito que, no futuro, Cuiabá e Várzea Grande terão o VLT", declarou.

O presidente do TCE destacou que a atuação do Tribunal foi fundamental para o destravamento do projeto e a retomada das obras.

“Agora, o Tribunal de Contas definiu, e é por conta desse trabalho do Tribunal de Contas, com a compreensão do governo do Estado, da Sinfra [Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso], que foi possível hoje nós termos aqui uma obra que está sendo construída e eu acredito que em janeiro ou fevereiro de 2026 essa obra vai se entregar”, afirmou. 

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Durante a visita, o conselheiro acompanhou os trabalhos no trecho onde empresas que tiveram seus contratos rescindidos firmaram um acordo para concluir parte das obras. A expectativa do Governo do Estado é lançar uma nova licitação em junho, para que outras empresas assumam os trechos restantes em Cuiabá, incluindo o percurso da Avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça) até a região do Porto.

Veja o vídeo: 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation