PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na tarde desta quarta-feira (7), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou um plano de remanejamento - por até 90 dias - dos ambulantes que atuam na Rua 13 de Junho, no Centro da Capital, para bancas montadas no Shopping Orla, no bairro do Porto.
A proposta foi apresentada durante reunião com vereadores, com o objetivo de conciliar a regularização do comércio de rua e a livre circulação de pedestres na região central da cidade.
Segundo Brunini, a maior parte dos vendedores trabalha vinculada a um distribuidor, que fornece mercadorias padronizadas e até uniformes.
“Na conversa com os vereadores foi feito uma proposta de que os ambulantes da 13 de junho poderão usar temporariamente umas bancas lá no Shopping Orla, até que a gente faça a adaptação de um local mais apropriado. Mas a gente não está querendo estimular que eles têm o direito de ocupar uma banca porque invadiu uma calçada, se não vai premiar quem começar a invadir as calçadas”, explicou o prefeito, ressaltando a importância de não incentivar novas invasões do passeio público.
Por intermédio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), iniciou nesta última segunda-feira (5) uma ação para organizar o comércio ambulante no centro da cidade, notificando cerca de 120 comerciantes. A iniciativa integra o Programa “Ambulantes em Ordem” e tem como objetivo assegurar o cumprimento das normas urbanísticas e reorganizar as atividades comerciais informais em áreas públicas, atendendo a recomendações do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).
De acordo com a notificação, os ambulantes terão um prazo de 30 dias para retirar trailers, barracas, carrinhos de mão, furgões, tendas, bancas, cavaletes e outros equipamentos instalados irregularmente nas calçadas.