Cuiabá, 08 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 14:44 - A | A

08 de Maio de 2025, 14h:44 A- A+

Política e Judiciário / "MUITA LUXÚRIA"

Janaina Riva questiona “ostentação” do governo e alerta para altos índices de pobreza em MT; veja os vídeos

Em discurso na ALMT desta quarta-feira (7), a deputada do MDB criticou os cortes em suas emendas e contrapõe luxo oficial ao número recorde de famílias no Bolsa Família

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Em pronunciamento acalorado na sessão desta quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) voltou a apontar contradições entre a exibição de riqueza pelo governo estadual e a realidade de pobreza que atinge grande parte da população. Com críticas ao corte de suas emendas, ela contrastou a exibição de riqueza oficial com o volume de famílias dependentes do Bolsa Família no estado.

Durante o discurso na tribuna, Janaina Riva iniciou criticando a postura do governador em relação ao pagamento das emendas parlamentares. Segundo a deputada, o chefe do Executivo estadual só libera recursos para parlamentares que não o contradizem, o que ela classificou como uma atitude “extremamente autoritária”. Janaina destacou ainda uma frase do governador que, segundo ela, revela essa postura: “Tem que aguentar as consequências, porque esse é o jogo político.” Para a parlamentar, essa prática fere a legislação vigente, que garante o direito às emendas para todos os deputados. “Não pode o deputado que critica o governador ser privado daquilo que é seu por direito,” afirmou.

Riva também criticou duramente o que chamou de “luxúria” com recursos públicos por parte dos governistas, lembrando que parte de suas emendas parlamentares chegou a ser cortada. “Com dinheiro público, no governo não é diferente. Está lá, é de jato, de dinheiro público. Desfilando toda essa luxúria, essa ostentação que ninguém aguenta mais ver, especialmente nas redes sociais", continuou.

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

A deputada destacou o contraste entre o volume de joias, carros oficiais e seguranças particulares do Executivo e a quantidade de famílias que dependem do programa Bolsa Família em Mato Grosso. "É tanta ostentação, tanta joia, tanta coisa que aquilo desce engasgado quando você vê que o estado de Mato Grosso tem mais pessoas no Bolsa Família do que o estado de Santa Catarina, que tem o dobro que nós de população”, disparou a parlamentar.

Em seguida, ela chamou a atenção para o aparato de segurança em torno de autoridades. “A gente fica assistindo isso como se fosse normal. Quem se diz voluntário, usando de mais policiais militares para fazer sua segurança do que um município inteiro, andando aqui de batedor de carro de polícia, como se fosse uma super celebridade. Que inversão de valores. Quando nós deveriamos estar olhando para esses que estão morrendo na saúde. Padecendo de alimento dentro da sua casa”, afirmou.

Janaina Riva afirmou ainda que, embora Mato Grosso seja um Estado “muito rico, mas não é rico para todos”. “É rico para poucos. E a população está cansada dessa desigualdade”, pontuou.

Acompanhe os vídeos completo:

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation