Cuiabá, 03 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 08:15 - A | A

02 de Maio de 2025, 08h:15 A- A+

Política e Judiciário / "PEÇO PERDÃO"

Deputada Janaina Riva pede desculpas públicas por uso de expressão racista na ALMT; veja o vídeo

Deputada reconheceu o erro durante sessão e destacou a importância do letramento racial

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez um pedido de desculpas públicas na manhã desta quinta-feira (1), após usar uma expressão considerada racista durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ao criticar o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, sobre o pagamento de emendas parlamentares, Janaina disse a frase: “ameaçazinha faz lá pra suas negas”.

Em pronunciamento nas redes sociais, Janaina admitiu o equívoco e ressaltou que, ao identificar a gravidade do termo, buscou imediatamente mais informações sobre o tema e corrigiu seu discurso.

"Meu objetivo era reivindicar meu direto enquanto deputada estadual. De ser tratada como os outros deputados estaduais e não com preferência com relação a ninguém. O termo que eu usei é um termo racista quando eu falei "das negas". Inclusive, eu pesquisei melhor sobre o tema na Internet e fiz uma correção imediata na Assembleia. E pedi que fosse retirado do meu discurso", declarou.

No mesmo post, a parlamentar reiterou que, seu objetivo original era reivindicar igualdade de tratamento nos bastidores do pagamento de emendas parlamentares.

"Eu sempre agi como na ética durante toda minha carreira política. Eu lamento muito o nível das discussões. Não foi eu que me vitimei, é ele que está se vitimando e expondo pessoas. Aliás, eu achava que ele era meu amigo, mas o poder faz coisas com as pessoas. Elas mudam muito com o poder", continuou a parlamentar.

Acompanhe o vídeo do seu discurso:

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Em nota divulgada pela assessoria, Janaina destacou a importância do letramento racial e citou outras expressões com conotação discriminatória que, segundo ela, precisam ser eliminadas do vocabulário. Entre os exemplos, mencionou termos como “denegrir”, “coisa tá preta”, “serviço de preto”, “dia de branco”, “inveja branca” e “criado-mudo”.

A deputada solicitou que a frase fosse retirada das notas taquigráficas da sessão e reiterou o pedido de desculpas. “Quero pedir desculpas em público”, completou.

Acompanhe a Nota oficial na íntegra:

"Peço perdão àqueles que eu possa ter ofendido, não recebi mensagem de ninguém, mas quero me antecipar, mas quando a gente comete um equivoco como esse, nós que ainda estamos aprendendo sobre letramento racial é importante fazer isso no mesmo ambiente onde você cometeu esse ato impróprio. Essa é uma impressão racista e que não pode ser utilizada. Inclusive, 'tuas negas', 'denegrir', 'coisa tá preta', 'serviço de preto', 'dia de branco', 'inveja branca', 'criado mudo', 'samba do criolo doido', entre outras palavras que temos habito de utilizar, não devem ser utilizadas. Quero pedir que essa palavra seja retirada do meu discurso e quero pedir desculpas em público”.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation