PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O início das inscrições para o programa habitacional Casa Cuiabana, nesta terça-feira (15), registrou grande mobilização da população e, também, momentos de tensão.
A alta demanda gerou tumulto e empurra-empurra entre moradores que buscavam atendimento, o que levou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a intervir diretamente para conter os ânimos.
Em meio ao tumulto, o prefeito não poupou palavras ao chamar a atenção dos envolvidos. "Com respeito vamos atender a todos que buscam o programa Casa Cuiabana!", disse. Visivelmente indignado com a situação, completou: "Não vou aceitar desrespeito com idoso, com criança. E não me importa se conseguiu seu lugar na fila — se for para brigar, vai sair daqui." Em seguida, reforçou a importância do respeito mútuo: "Se vocês não sabem respeitar o ser humano, não merecem ter casa."
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Mesmo com os contratempos, o primeiro dia de inscrições foi considerado um sucesso pela Prefeitura, com mais de 31 mil cadastros registrados. O Casa Cuiabana marca a retomada de projetos habitacionais em Cuiabá após oito anos sem iniciativas do tipo.
As inscrições para o programa Casa Cuiabana seguem abertas até o dia 19 de setembro, com atendimento estendido também aos finais de semana, incluindo sábados e domingos, para garantir que todas as famílias interessadas tenham a oportunidade de participar.
Abilio Brunini reforçou que, apesar da alta procura no primeiro dia, não há necessidade de aglomeração ou pressa. “As inscrições irão até setembro - hoje é julho e o cadastro acabou de ser aberto. Se a gente perceber que ainda há muitas pessoas procurando se inscrever, vamos prorrogar o prazo”, afirmou. Ele também orientou a população a utilizar os meios digitais: “Não precisa ficar de plantão, muito menos com bebê no colo. A inscrição pode ser feita pela internet. E vamos realizar mutirões nos fins de semana para ampliar o acesso.”
Abilio também explicou que o critério de atendimento não será por ordem de chegada. “Chegar primeiro não garante a casa. Primeiro é feito a inscrição, depois vem a avaliação social com assistente social e, em seguida, o sorteio. É pelo sorteio que as famílias serão contempladas”, concluiu o prefeito.
Acompanhe o vídeo:
Veja também: Prefeitura garante igualdade no sorteio, mas moradores cobram mais transparência;
Programa Casa Cuiabana abre inscrições com atendimento presencial e online