PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na última sexta-feira (26), a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, entregou 438 cartões de Crédito Social e lançou o novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite Goiás. As ações ocorreram durante o último dia de programação da sexta edição do evento "Agro é Social", realizado em Itaberaí, na região central do estado de Goiás.
Gracinha Caiado enfatizou a importância do apoio à agricultura familiar e aos pequenos produtores rurais, destacando que eles não buscam favores, mas sim ferramentas para alcançar dignidade e prosperidade. “É o momento de voltarmos o olhar para a agricultura familiar e para aqueles pequenos produtores que muitas vezes não têm oportunidades. O homem do campo não quer favor, ele quer ferramentas para ter dignidade, e é isso que o Governo de Goiás está fazendo aqui em Itaberaí e nos 246 municípios.”
PAA Leite
O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite Goiás tem um orçamento de R$ 10 milhões, financiados pelo Fundo de Proteção Social do Estado (Protege Goiás). O programa é destinado a comprar leite de organizações ou cooperativas de agricultores familiares cadastradas, para ser doado gratuitamente a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O objetivo é distribuir o leite para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Conforme o Edital de Chamamento Público nº 02/2024, as organizações fornecedoras têm até 23 de agosto para apresentar suas propostas de fornecimento de leite. O cadastramento das propostas será realizado exclusivamente por meio da Plataforma do PAA Goiás, disponível nos sites da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás).
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
As entidades sociais também devem se cadastrar para participar do PAA como unidades recebedoras dos alimentos no site da OVG.
O edital traz todos os formulários que devem ser preenchidos pelas organizações interessadas em participar do PAA Leite, bem como a relação de documentos necessários à habilitação de beneficiários fornecedores e recebedores.
Agro é Social
A sexta edição do Agro é Social, sediada em Itaberaí, está levando serviços estaduais a populações de pelo menos 19 municípios. A iniciativa é realizada em parceria com a Emater Goiás, as Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Retomada, além do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa, destacou a importância do programa: “Esse programa foi idealizado pela primeira-dama Gracinha Caiado e tem o objetivo principal de levar as políticas públicas necessárias para as comunidades de Goiás, proporcionando formas de prosperar em todas as oportunidades que o agronegócio do estado oferece.”
Durante o evento em Itaberaí, foram entregues certificados e cartões para alunos que participaram de cursos profissionalizantes. O investimento total ultrapassa R$ 2,1 milhões, beneficiando centenas de famílias de 13 municípios da região do Rio Vermelho.
“A pessoa faz o curso de qualificação e, quando recebe o certificado, já tem o dinheiro na conta. Aqui não existe promessa, existe a vida como ela é na realidade ”, afirmou Gracinha Caiado.
Segundo o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), Rafael Gouveia, o Agro é Social é o maior programa de inclusão produtiva do Brasil, com intuito de capacitar as pessoas da zona rural em diversas áreas. “Chegamos com um crédito social para que esses cidadãos possam iniciar atividades e terem independência financeira, mostrando que com apoio do governo eles podem ter qualidade de vida e renda na propriedade rural”, diz.