Cuiabá, 22 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 12:06 - A | A

23 de Maio de 2024, 12h:06 A- A+

Política e Eleições / MOVIMENTO MUNICIPALISTA

Prefeitos de MT destacam a importância da Marcha a Brasília para o atendimento da pauta municipalista

Os prefeitos de Mato Grosso realizaram uma avaliação da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que teve ínicio nesta última segunda-feira (20) e encerra nesta quinta-feira (23)

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Os prefeitos de Mato Grosso realizaram uma avaliação da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que teve ínicio nesta última segunda-feira (20) e encerra nesta quinta-feira (23). Os gestores, liderados pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), destacaram a relevância da mobilização para o fortalecimento do movimento municipalista e para o avanço das pautas prioritárias, que foram amplamente discutidas com dirigentes dos poderes Executivo e Legislativo.

Cerca de 10 mil líderes municipais de todo o país participaram desta edição do evento, incluindo aproximadamente 50 prefeitos de Mato Grosso. A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um importante espaço de diálogo e articulação política, onde os representantes municipais podem discutir e encaminhar questões essenciais para o desenvolvimento de suas localidades.

Os prefeitos de Mato Grosso ressaltaram que a participação no evento permite maior integração e colaboração entre os municípios, além de proporcionar um canal direto de comunicação com os legisladores e membros do Executivo. Isso é crucial para a formulação e implementação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas dos municípios, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.

O gestor de Nova Marilândia, Jefferson Souto, deu destaque sobre a oportunidade de interagir com lideranças de outros estados e de levar novas experiências para os municípios. “Esse evento traz representantes de todas as regiões do país. Aprendemos muito também sobre as pautas municipalistas que vêm ao encontro dos interesses de cada município. É muito importante essa interlocução para que possamos levar essa visão diferenciada para o nosso estado e para os nossos municípios”, frisou.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

“Estou no oitavo ano de mandato e sempre participei da Marcha, que é um grande aprendizado. As pautas são muito importantes e a reunião com a bancada federal também foi muito importante”, disse o prefeito de Porto Estrela, Eugenio Pelachim.

“Avalio positivamente a Marcha deste ano que surpreendeu a todos nós, principalmente pela quantidade de prefeitos, vereadores, secretários representantes dos municípios de Mato Grosso. Será preciso muito diálogo para que os municípios possam garantir recursos e continuar os trabalhos, fechando o ano e mais uma gestão de forma positiva”, opinou o prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski.

O prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, que é vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), destacou a liderança da AMM na mobilização e na luta por novas conquistas. “Parabéns ao presidente Léo e toda a equipe  pela estrutura oferecida aos prefeitos e por discutir com seriedade a pauta municipalista. A CNM agradece esse apoio vindo de Mato Grosso. A AMM está comprometida com o municipalismo e é exemplo para muitas associações”.  

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva, destacou as oportunidades para implementar melhorias nas gestão pública. “Primeiramente quero agradecer a AMM pelo apoio em Brasília. Isso é importante para os prefeitos. Aprendemos muita coisa, conhecemos novas tecnologias e vamos levar muitas experiências positivas para o nosso município desses três dias aqui em Brasília”.

“A cada ano que passa a Marcha cresce. Estamos em um espaço novo da AMM, que instalou um stand para receber os gestores.  Vamos levar vários aprendizados através das oficinas e arenas técnicas que contribuíram muito para levarmos um conhecimento a mais para Mirassol”, assinalou o prefeito de Mirassol D´Oeste, Héctor Bezerra.

O prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei Antônio de Abreu, ressaltou que a mobilização foi muito produtiva. “A reunião com a bancada, realizada durante a Marcha foi importante para encaminhar assuntos que interessam a municípios de todo o Brasil. Nossos parlamentares garantiram que vão nos ajudar em vários temas, como reforço financeiro para as prefeituras”.

“O evento é importante para reunir os prefeitos de todo o país para discutir melhorias, principalmente questões financeiras, ambientais, de saúde, entre outros assuntos.  Parabenizamos o presidente da AMM pelo apoio, pela instalação do stand para os gestores e tenho certeza que bons resultados virão a partir de agora”, afirmou a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães.

XXV Marcha a Brasília

A XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve início na última segunda-feira (20) com uma programação extensa que abordou uma variedade de temas cruciais para a gestão municipal. Entre os assuntos debatidos estavam saúde, educação, cultura, reforma tributária, panorama das obras municipais e encerramento de mandato, entre outros.

Durante o evento, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) desempenhou um papel ativo ao instalar um stand para receber os prefeitos e facilitar o diálogo entre os gestores municipais. Além disso, a AMM realizou uma reunião com os parlamentares da bancada federal de Mato Grosso, solicitando apoio para a aprovação de projetos importantes que estão em tramitação no Congresso Nacional. Esta interação é fundamental para assegurar que as demandas e necessidades dos municípios sejam ouvidas e atendidas pelos legisladores federais.

Os debates e reuniões realizadas durante a Marcha são essenciais para o fortalecimento do movimento municipalista, permitindo que os gestores municipais trabalhem em conjunto para promover melhorias nas políticas públicas e na qualidade de vida de suas comunidades.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO