Cuiabá, 22 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,52
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 17:10 - A | A

30 de Janeiro de 2024, 17h:10 A- A+

Política e Judiciário / ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2024

Petistas realizam manifesto a favor de Lúdio e denunciam Barranco por ignorar resultado do "Encontro de Delegados"

Os manifestantes garantem que Lúdio fez todo o rito legal internamente e alegam que foram surpreendidos com aparecimento do nome de Rosa Neide, agora em janeiro de 2024

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Um grupo de petistas de Cuiabá realizou uma manifestação em defesa da pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá do deputado Lúdio Cabral, ao repudiar a  ação da nacional de interferência na escolha do nome oficial da sigla. O manifesto foi compartilhado pelo suplente de vereador Robinson Cireia (PT) em seu perfil do Instagram nesta segunda-feira (29).

O grupo denuncia que a direção nacional do Partido dos Trabalhadores e também o presidente estadual da sigla, o deputado Valdir Barranco estariam ignorando o resultado do "Encontro de Delegados", ainda no final de 2023, que escolheu o Lúdio para disputar o Alencastro.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Ocorre que no ano passado no encontro de delegados do partido apenas o deputado Lúdio apresentou seu nome para apreciação de uma possível pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá, ele teve o seu nome aprovado pelos delegados presentes. Agora, em janeiro de 2024, a nacional do PT e também Barranco tentam anular essa decisão e colocar o nome da deputada federal Rosa Neide na disputa.

"Esse manifesto nasceu de nossa indignação depois das declarações feitas por dirigentes do PT que ignoram e desrespeitam a deliberação feita pela base do PT de Cuiabá para encaminhar a decisão sobre as eleições de 2024", escreveu o grupo, em documento entregue à executiva do diretório municipal. 

"A pior delas foi a declaração do presidente do diretório estadual, Valdir Barranco, dizendo que é “nula” a escolha de Lúdio Cabral feita pela base do PT no Encontro de delegados", menciona trecho do manifesto.

Os manifestantes garantem que Lúdio fez todo o rito legal internamente e alegam que foram surpreendidos com aparecimento do nome de Rosa Neide, agora em janeiro de 2024.

“O Diálogo e Ação Petista convoca a militância  do PT para defender a democracia interna e não aceitar nenhuma decisão antidemocrática. Defendemos a candidatura própria do PT e a decisão tomada pela base petista de escolher Lúdio Cabral como pré-candidato. Exigimos respeito a todos e todas que foram às urnas e aos delegados presentes no encontro”, finaliza o manifesto.

Veja o manifesto na íntegra 

Respeito a Base do PT de Cuiabá

Companheiras e Companheiros

Esse manifesto nasceu de nossa indignação depois das declarações feitas por dirigentes do PT que ignoram e desrespeitam a deliberação feita pela base do PT de Cuiabá para encaminhar a decisão sobre as eleições de 2024. A pior delas foi a declaração do presidente do diretório estadual Valdir Barranco, dizendo que é “nulo” a escolha de Lúdio Cabral feita pela base do PT no encontro de delegados. Devido a essas declarações o DAP se posiciona a partir dos fatos abaixo citados.

Desde o ano passado o Partido dos Trabalhadores de Cuiabá discute a questão da candidatura própria do PT a ser apresentada para encabeçar nossa federação. Resolução após resolução fomos construindo a candidatura própria. Nesse processo, dois quadros do partido se colocaram na posição de pré-candidatos: o companheiro Lúdio Cabral e a companheira Rosa Neide.

Seguindo tudo que está nas regras do PT, um calendário de decisão da candidatura foi aprovado no diretório e o  processo foi aberto. O primeiro passo foi abrir para às inscrições de pré-candidaturas, Lúdio Cabral e Rosa Neide se inscreveram. Depois veio o dia da direção do PT fazer a votação para escolher a candidatura e o Deputado Lúdio conseguiu quase 2/3 (dois terços), mas a regra diz que para ser candidato escolhido pela direção é preciso 1/3 (dois terços) do diretório. Então foi preciso fazer a eleição para eleger delegados e organizar um encontro de delegados, para tomarem esses  tomarem a decisão.

Novamente o processo seguiu o curso normal e as inscrições de chapas foram abertas. No entanto, o que causou surpresa e descontentamento para os militantes, foi o fato de Rosa Neide e seu grupo não se inscreverem para participar de forma democrática da eleição de delegados e por seguinte participarem do encontro. Um verdadeiro boicote ao processo democartico do PT.

Agindo de forma correta a maioria do partido manteve o calendário, e a eleição de delegados aconteceu com a participação de 740 filiados indo a urna, depois o encontro de delegados também foi feito com a participação de 151 delegados presentes. Ou seja, a base foi mobilizada para participar. Ausentes somente aqueles que defendem a candidatura de Rosa Neide. Nesse sentido os delegados que estiveram presentes votaram por unanimidade em Lúdio Cabral e esse foi escolhido como pré-candidato a prefeito.

Foi uma grande mobilização da base do PT em Cuiabá, que seguiu todos os ritos estatutários do partido. O fato da companheira Rosa Neide abrir mão e não participar de todo o processo não pode atropelar todos e todas que foram às urnas e elegeram os delegados e, depois, todos e todas os  delegados e delegadas que foram votar no encontro de delegados. Não podemos aceitar a ANULAÇÃO da Base do PT!

O Diálogo e Ação Petista convoca a militância  do PT para defender a democracia interna e não aceitar nenhuma decisão antidemocrática. Defendemos a candidatura própria do PT e a decisão tomada pela base petista de escolher Lúdio Cabral como pré-candidato. Exigimos respeito a todos e todas que foram às urnas e aos delegados presentes no encontro.

Junte-se a nós

#Respeito à base do PT!

#Candidatura própria do PT e da Federação!

#Lúdio Cabral pré-candidato!

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation