Cuiabá, 18 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 16:30 - A | A

28 de Maio de 2024, 16h:30 A- A+

Política e Eleições / EM BRASÍLIA

Mauro Mendes cita desafios e aponta que políticas de alfabetização em MT estão indo "no caminho certo"

Durante evento em Brasília, nesta terça-feira (28), o governado Mauro Mendes discursou sobre o avanço da Educação em MT e destacou programas que têm sido fundamentais para a recuperação da aprendizagem

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Estado de Mato Grosso reforçou seu compromisso com a iniciativa "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", promovida pelo Governo Federal. Os resultados desse programa foram apresentados nesta terça-feira (28), em Brasília (DF). Durante o evento, o governador Mauro Mendes destacou que as políticas públicas de alfabetização em Mato Grosso estão no caminho certo. Ele ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal e os municípios para alcançar mais avanços. A reunião contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Mauro Mendes destacou que o Brasil precisa avançar muito na Educação como um todo, já que o país coleciona índices ruins nos principais indicadores mundiais.

“Grande parte de todos nós crescemos nesse país ouvindo dizer que o Brasil é o país do futuro e que a educação vai garantir esse futuro. Eu acredito que muitos esforços foram feitos por todos, entretanto os resultados estão longe do que essa frase pode representar. Se olharmos o Pisa [indicador mundial de qualidade educacional em 81 países], o Brasil está na posição 65º em matemática, 62º em ciência e 52º em leitura. No IEA [Índice de Eficiência Acadêmica], o Brasil é o 61º país entre os índices, o que significa dizer, por esses números, que nesse grande esforço, talvez, que a nação brasileira fez ao longo de muitas décadas, algo não deu certo”, destacou.

Mauro citou um exemplo de boas práticas na alfabetização, como o Programa Alfabetiza MT, que ajudou o Estado a avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), elevando Mato Grosso da 22º posição para 19º no índice. O programa tem premiado os estudantes e profissionais da educação que conseguem os melhores resultados nos índices de alfabetização.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O governador também parabenizou o Governo Federal pela iniciativa do o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para melhorar os índices de alfabetização em todo o país.

‘’O Ceará é um Estado que serve de exemplo para todos nós. Mantiveram uma política muito bem planejada e muito bem executada. É isso que nós precisamos, e acredito que é isso que neste momento estamos construindo. Quando eu vi a política apresentada em diversas outras oportunidades pelo ministro Camilo, tive certeza que nós estamos construindo, com a colaboração de todos, um diálogo franco e aberto, que nos direciona para um caminho que poderá levar o Brasil a mudar esses números”, afirmou.

Alfabetiza MT

O programa "Alfabetiza MT" já impactou 102.582 estudantes e 6.154 professores, reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade e transformadora, assegurando a disponibilização de materiais de alta qualidade e investimentos em infraestrutura.

Em 2023, o Governo do Estado investiu R$ 8,2 milhões no programa, beneficiando mais de 200 escolas da rede estadual de ensino com o Prêmio Avalia MT. Esse prêmio destina recursos financeiros para as escolas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização e oferece apoio financeiro para aquelas que apresentaram baixos índices de desempenho nas avaliações.

Além do governador Mauro Mendes, representaram Mato Grosso na reunião os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Alan Porto (Educação).

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO