Cuiabá, 24 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 16:46 - A | A

26 de Abril de 2024, 16h:46 A- A+

Política e Eleições / AGRICULTURA FAMILIAR

Lúdio Cabral propõe à Favaro criar a Embrapa Cuiabá para desenvolver cultivo de frutas em Mato Grosso

Proposta foi entregue em Brasília na quinta-feira; Ministério da Agricultura deve fornecer instalações físicas para Embrapa Cuiabá

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) propôs a criação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Cuiabá, para desenvolver a fruticultura e a horticultura. Na quinta-feira (25), em Brasília, durante evento de comemoração dos 51 anos da Embrapa, Lúdio entregou a proposta ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao presidente do Conselho de Administração da Embrapa (Consad), Carlos Augustin, e à presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá. A Embrapa Cuiabá deve ser a segunda unidade da empresa pública em Mato Grosso, que atualmente tem apenas uma unidade em Sinop.

“Caju, manga, banana, abacaxi, maracujá... há muitas frutas que podemos produzir com qualidade em Cuiabá para gerar renda e riqueza para os pequenos produtores. A Embrapa tem capacidade para produzir com tecnologia e conhecimento científico. O cultivo de frutas é uma vocação de Cuiabá e da Baixada Cuiabana e podemos desenvolver esse cultivo e a agroecologia com a assistência da Embrapa. Por isso é tão importante trazer uma unidade da Embrapa para atender a nossa capital e região”, disse Lúdio.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O presidente Carlos Augustin informou que vai agilizar a tramitação e a aprovação da proposta de Lúdio no Consad e junto à diretoria da empresa para que a Embrapa Cuiabá seja instalada o mais rápido possível. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai providenciar as instalações físicas da Embrapa Cuiabá.

“Os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), no Agreste brasileiro, fizeram do cultivo de frutas uma oportunidade de renda para a população. Podemos fazer o mesmo na Baixada Cuiabana. O compromisso do Carlos e da Silvia é trazer uma extensão da Embrapa fruticultura para Cuiabá para desenvolver essa cadeia produtiva, com pesquisa, ciência e tecnologia”, disse Fávaro, citando os municípios do Nordeste que se tornaram grandes exportadores de frutas e tiveram a economia transformada com o desenvolvimento da fruticultura.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation