Cuiabá, 20 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 16:40 - A | A

23 de Agosto de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / VEJA VÍDEO

Deputado Federal Emanuelzinho entra com recurso no STF para derrubar "Lei do Transporte Zero" em Mato Grosso

"O governador de forma unilateral, após as nossas reuniões de conciliação, quis dar uma de "bom moço"  e acabou fazendo uma sacanagem com os pescadores, sob o pretexto de estar colaborando com os pescadores"

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O deputado federal Emanuelzinho (MDB) entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro André Mendonça suspenda a "Lei do Transporte Zero", que proíbe a pesca em Mato Grosso. A ação é liderada pelo parlamentar e tem o apoio do MDB Nacional, das lideranças políticas do estado, do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e da Associação de Segmento da Pesca de Mato Grosso.

Segundo o recurso enviado ao STF na última terça-feira (20) a lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)  é inconstitucional, já que é competência da União legislar sobre questões ambientais como a pesca. De acordo com o levantamento realizado pelos organizadores do documento, mais de 20 mil famílias que dependem exclusivamente da pesca estão impedidas de trabalhar, comprometendo seu sustento.

 Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Caso o ministro André Mendonça não reconsidere o caso, o grupo pretende entrar com recurso no Plenário do STF. Eles alegam que a medida não foi baseada em nenhum estudo do impacto da pesca nas bacias de Mato Grosso e que penaliza desproporcionalmente as comunidades ribeirinhas.

A justificativa para a lei, que foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), é de que o atual modelo de pesca tem prejudicado a reprodução dos peixes no estado e poderá causar a extinção de algumas espécies. Foram proibidas a pesca, transporte e armazenamento de 12 espécies de peixes, incluindo o Pintado.

"Entramos com recurso para derrubar  a Lei do Transporte Zero. O governador Mauro Mendes de forma unilateral, após as nossas reuniões de conciliação, quis dar uma de "bom moço" e acabou fazendo uma sacanagem com os pescadores, sob o pretexto de estar colaborando com os pescadores, ele transformou a Lei do Transporte Zero restringindo basicamente as espécies  que os pescadores se utilizam para sobreviver, para sua subsistência e para poder trabalhar. E isso tudo sem nenhum estudo socioeconômico, sem nenhum estudo ambiental...distinguindo a realidade das bacias que existem no Mato Grosso, colocando todo mundo no mesmo saco. E isso nós não vamos admitir!  Vamos trabalhar  mesmo com a lentidão com o que o Judiciário tem se apresentado. Nós vamos trabalhar para que possamos reverter  o mais rápido possível essa lei e poder garantir o acesso ao trabalho, a dignidade, a comida na mesa, ao acesso à previdência  das famílias ribeirinhas que são mais  de 20 mil em todo estado. Então, estamos firmes na luta  e vamos continuar garantindo  a representação de vocês", garante o deputado federal Emanuelzinho. 

Essa é a terceira tentativa para que o ministro reconsidere a questão. As ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) foram negadas por André Mendonça. A proibição está em vigor desde 1º de janeiro deste ano e tem duração de cinco anos em Mato Grosso. 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation