ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) um projeto que poderá ajudar a economizar milhões aos cofres públicos e, de quebra, evitar que diversos medicamentos de alto custo sejam descartados, podendo ser reutilizados pela população do estado.
O professor Leonardo Gomes de Vasconcelos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), procurou o deputado Dr. João para apresentar o projeto “Devolução e Reutilização dos Medicamentos da Farmácia de Atendimento ao Componente Especializado e de Alto Custo da Baixada Cuiabana do Estado de Mato Grosso”.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Em suma, os medicamentos vencidos ou disponibilizados seriam reanalisados em laboratório específico na UFMT e, atendendo os padrões estabelecidos, e com as autorizações e acompanhamento da equipe da SES, teriam a possibilidade de serem reintroduzidos à comunidade, ampliando assim o atendimento de quem precisa.
"O projeto, através de um termo de cooperação técnica entre a UFMT e a SES, com apoio da Assembleia Legislativa, pretende fazer um estudo/piloto de reintrodução de medicamentos de alto custo para a população, ampliando o atendimento a quem precisa e minimizando o gasto do Estado com descarte adequado desses produtos", destacou Dr. João.
A equipe do projeto, representada pelo professor Leonardo Gomes de Vasconcelos, lembra ainda que o estado também minimizará gastos com os descartes desses medicamentos. "Sabemos a dificuldade que é conseguir medicamentos de alto custo e, com o projeto, podemos ampliar o atendimento e fazer com que cheguem a quem precisa".
No projeto, estarão envolvidos docentes e estudantes do Instituto de Química e da Faculdade de Medicina da UFMT e a equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.
Uma reunião entre a Secretaria de Estado de Saúde e a equipe responsável pelo projeto já aconteceu na última semana, no gabinete do deputado Dr. João e o projeto está sendo analisado, para que haja seguimento.