ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A pré-candidatura de Lúdio Cabral (PT) a prefeito de Cuiabá foi lançada em ato político neste último sábado (29). Na ocasião, foi lançado também o Movimento Mais Ação Pra Mudar Cuiabá, que reúne diversos partidos e vai coletar propostas para construir o plano de governo participativo. Médico da saúde pública há 27 anos e deputado estadual no segundo mandato, Lúdio disse que Cuiabá precisa de mudanças seguras, em especial nas áreas com mais problemas, como a saúde pública e o transporte coletivo.
O ato, realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, reuniu centenas de pessoas, como lideranças da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), do PSD, da Federação PSOL-REDE, de lideranças sindicais, membros de movimentos sociais e militantes dos partidos já aliados e de outras siglas que buscam construir uma frente ampla para disputar a Prefeitura da capital.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
"Esse é começo do caminho que nós iremos percorrer para construir um programa de governo para mudar para melhor a vida das pessoas que vivem em Cuiabá. Vemos aqui o colorido de todas as cores, vozes e trajetórias. Nós queremos governar para todos e ao lado de todos, buscando o melhor para a nossa população. Essa aliança que estamos construindo aqui é uma aliança entre diferentes, mas é uma aliança de quem quer o bem do nosso povo, de quem quer o melhor para a nossa população", disse Lúdio.
As lideranças presentes incluíram o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), a diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide (PT), o presidente do Conselho da Embrapa, Carlos Augustin (PT), a ex-senadora Serys Slhessarenko (PSB), o deputado estadual e presidente do PT-MT, Valdir Barranco, os presidentes municipais do PSOL, José Roberto Cavalcante, da Rede Sustentabilidade, Eron Cabral, do PV, Aluizio Leite, do PCdoB, Lane Costa, e do PT, Bob Almeida. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, enviou um vídeo de apoio.
"Lúdio está preparado para fazer uma administração comprometida, transparente e voltada para o bem estar de todos os cuiabanos. Além da sua experiência política como vereador e deputado estadual, ele traz junto uma experiência de 27 anos como médico do SUS, conhecendo de perto as necessidades da saúde pública e a realidade da população. Essa combinação faz do Lúdio o pré-candidato ideal para liderar Cuiabá rumo a um futuro melhor. Ele conta tanto com apoio e confiança da nossa militância, como dos partidos que estão ao nosso lado nessa caminhada em busca de uma Cuiabá mais justa para todos e todas", disse Gleisi.
O ministro Carlos Fávaro destacou os avanços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesse um ano e meio de gestão, com a volta do Brasil à posição de 8ª economia do mundo, com a menor taxa de desemprego dos últimos dez anos, em 7,1%, a volta de programas sociais como Farmácia Popular, Minha Casa Minha Vida e outros programas novos como o Pé de Meia.
"Esse colorido de oportunidades chega a Cuiabá. Não é de graça que nós temos um super hospital sendo construído, só depois que o presidente Lula voltou ao comando deste país. Chegou a oportunidade de nós trazermos para Cuiabá o link de dois L: o L de Lula e o L de Lúdio. Juntos, todos nós dessa diversidade, vamos incluir a capital e a Baixada Cuiabana no ciclo de desenvolvimento de oportunidades. Um Estado espetacular e rico como Mato Grosso não pode conviver ainda com tanta gente em Cuiabá vendo essa riqueza passar para lá e para cá, e a vida das pessoas ainda não mudar. Nós vamos juntos fazer a inclusão social, o crescimento, trazer a esperança das oportunidades virarem realidade com o Lúdio, nosso pré-candidato a prefeito, junto com o Lula, nosso presidente", destacou Fávaro.
Mais Ação Pra Mudar Cuiabá
O movimento Mais Ação Pra Mudar Cuiabá vai reunir propostas para o plano de governo da pré-candidatura de Lúdio Cabral a prefeito de Cuiabá. O site pramudarcuiaba.com.br receberá as propostas. No evento de sábado, todos os presentes foram convidados a apresentar sugestões das mudanças que sonham para a capital de Mato Grosso. Lúdio lembrou do sonho de infância de ser médico e da própria trajetória como filho de trabalhadores, "de quem aprendeu a importância dos estudos e de respeitar as pessoas", sendo o primeiro filho da família a entrar em uma universidade pública e se formar médico pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e se dedicando à saúde pública em sua atuação profissional desde 1996.
"Hoje nós estamos aqui para, além de lançar a nossa pré-candidatura, iniciar um movimento para a construção do nosso plano de governo participativo, o movimento Mais Ação Para Mudar Cuiabá. Primeiro porque as pessoas querem mudança, mudança de verdade. Isso é o que nós ouvimos de todas as pessoas que encontramos. Segundo, as pessoas querem ação, não querem conversa, barulho, promessas falsas e vazias, não querem o poder do dinheiro para distorcer os resultados das eleições. E é esse o nosso propósito: construir um programa de governo participativo. Não é difícil fazer isso, dar voz e vez às pessoas", declarou Lúdio.