PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Em uma operação de fiscalização no município de Cocalinho, no Mato Grosso, que ocorreu na manhã de sexta-feira (19), equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e da Polícia Militar apreenderam 280,50 m³ de madeira de castanheira. Durante a abordagem, também foram apreendidas três carretas de nove eixos.
A madeira apreendida foi doada à Prefeitura Municipal para ser utilizada na construção de casas populares e ao Conselho de Segurança Pública do Município para a manutenção do Núcleo da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Durante a operação de fiscalização dois motoristas foram conduzidos à delegacia pelo transporte ilegal de madeira da espécie castanheira. O corte dessa espécie é proibido pela Lei Complementar Estadual n. 233/2005, configurando crime ambiental.
As carretas apreendidas foram colocadas à disposição da Polícia Judiciária Civil (PJC). A apreensão e remoção das máquinas utilizadas para a prática do crime ambiental são medidas que promovem a responsabilização dos infratores, ao causar a descapitalização deles.
A equipe de fiscalização está atualmente calculando as autuações correspondentes ao crime ambiental.