PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Polícia Federal intensificou suas investigações na Terra Indígena Apyterewa, no Pará, em esforço contínuo para garantir a proteção das terras indígenas e evitar a degradação ambiental e a violação dos direitos dos povos originários e visando identificar os responsáveis por incêndios criminosos na área, que também envolvem a subtração de gado apreendido.
Esses crimes estão relacionados com tentativas de dificultar a retirada do gado, conforme exigido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, que trata da proteção territorial indígena.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A Terra Indígena Apyterewa é uma das áreas de maior conflito agrário e ambiental no Brasil, com presença de pecuaristas que ocupam ilegalmente terras indígenas e resistem às ordens de desocupação. Os incêndios criminosos não apenas prejudicam as operações de retirada do gado, mas também agravam a crise climática enfrentada pelo país.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Prev-Fogo, tem atuado no combate aos incêndios, com apoio logístico da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e segurança fornecida pela Força Nacional de Segurança Pública.