Cuiabá, 22 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quinta-feira, 30 de Maio de 2024, 09:30 - A | A

30 de Maio de 2024, 09h:30 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO SINERGIA

Polícia Federal deflagra a Operação Nacional em combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foram realizadas 110 operações em 22 estados, com 45 prisões em flagrante

DA REDAÇÃO

A Polícia Federal segue suas ações em combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes, visando ao resgate das vítimas e a responsabilização dos criminosos. Os trabalhos nessa linha ocorrem por meio de equipes especializadas em todas as unidades da PF.

E neste mês de maio, a Polícia Federal intensificou seu trabalho para dar cumprimento à Lei nº 14.432, de 2022, a qual instituiu a Campanha Maio Laranja, que é realizada com ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho também tem por objeto uma menção ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, na forma instituída pela Lei nº 9.970 de 2000.

Ao longo deste mês, a PF realizou em todas as regiões brasileiras a deflagração de 110 operações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com a prisão em flagrante de 45 abusadores, em 22 estados da federação, com a mobilização de mais de 550 policiais federais. Como resultado dessa ação conjunta, apenas no mês de maio, foram resgatadas 13 vítimas desses crimes tão danosos à sociedade.

Além disso, ainda dentro do âmbito da Campanha Maio Laranja, tem-se que somente neste mês foram capacitados pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER) 105 (cento e cinco) policiais em cursos relacionados à essa área temática.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Operação Sinergia

O nome da Operação faz referência ao trabalho em conjunto das mais diversas unidades da Polícia Federal em prol de um mesmo valor, qual seja a salvaguarda de crianças e adolescentes.

Ademais, ainda na esteira do combate ao abuso sexual infantil na Polícia Federal, é importante pontuar que foram cumpridos, em 2024, pelas mais diversas unidades da PF espalhadas pelo país, mais de 600 mandados de prisão em aberto referentes a crimes relacionados a essa temática, tendo o cumprimento ocorrido sob a Coordenação do Setor de Capturas da PF. Essa atuação dá efetividade à responsabilização dos abusadores e, consequentemente, interrompe o ciclo de violência imposto às crianças e aos adolescentes vítimas.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO