Cuiabá, 17 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,50
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024, 12:39 - A | A

12 de Fevereiro de 2024, 12h:39 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO ERISMA

Polícia Civil prende três pessoas envolvidas em extração ilegal de madeira em Nova Maringá

Suspeitos confessaram que estavam extraindo madeira da área de preservação permanente há aproximadamente três meses

DA REDAÇÃO

O período de proibição para exploração do manejo florestal sustentável está em vigor em Mato Grosso e segue até o dia 1º de abril. A restrição se aplica ao corte, derrubada, arraste e transporte de toras.
 
O objetivo da medida, que começou a valer a partir do dia 1º de fevereiro, é proteger o solo do impacto da retirada de madeira, principalmente no período das chuvas. 
  
Em Mato Grosso, cerca de 6% do território é atingido pela proibição, totalizando 52 mil quilômetros quadrados de áreas que possuem Planos de Manejo Florestal Sustentável autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

De acordo com a superintendente de Gestão Florestal da Sema-MT, Tatiana Paula Marques de Arruda, até o dia 1° de abril só será possível emitir a guia florestal e transportar o volume e espécie das madeiras que foram estocadas na esplanada principal e cadastradas no sistema Sisflora antes do início do período proibitivo.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Segundo Tatiana, respeitar essa fase de "reserva da madeira" é importante para manter o equilíbrio entre o desenvolvimento ambiental, o econômico e o social.

A medida está prevista em resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e é regulamentada pela Câmara Técnica Florestal de Mato Grosso, por meio da resolução N°10/2017, que dispõe sobre o período proibitivo de exploração florestal sob o regime de Manejo Florestal Sustentável de Baixo Impacto.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation