PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Operação Terabyte da Polícia Federal, deflagrada na quarta-feira (25) busca identificar e prender criminosos envolvidos na armazenagem e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A operação abrange todas as unidades da federação, com 141 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos simultaneamente, e conta com a colaboração das Polícias Civis estaduais.
Com mais de 750 policiais envolvidos, a operação destaca a importância da integração entre forças federais e estaduais no combate a esses crimes. O apoio da Agência de Investigação Interna dos EUA também foi um fator crucial.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O nome "Terabyte" foi escolhido em referência à grande quantidade de dados que pode ser armazenada, focando em indivíduos que possuem grandes volumes de material de abuso sexual infantil. Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já havia cumprido 1.291 mandados de prisão relacionados a abusadores sexuais.
Além de suas ações repressivas, a Polícia Federal ressalta a importância da vigilância por parte de pais e responsáveis na proteção de crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no físico, como parte da estratégia de prevenção contra abusos.