PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Polícia Federal de Mato Grosso deflagrou a Operação Mina do Bananal nos dias 6 e 7 de setembro, com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro e realizar a desocupação de garimpeiros na área próxima à Reserva do Bananal, na zona rural de Pontes e Lacerda (MT).
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e realizada a desintrusão do garimpo ilegal. Entre os itens apreendidos estão cinco gramas de ouro, um veículo, dois frascos de mercúrio, uma carabina de pressão, e um carretel de explosivo NP10.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
As investigações continuarão após o encerramento das atividades em campo para identificar os financiadores da extração ilegal e a possível participação de proprietários rurais da região.
Essa operação faz parte de uma série de ações coordenadas entre órgãos de segurança pública e fiscalização ambiental, cujo foco é a descapitalização das organizações criminosas envolvidas na mineração ilegal, que não apenas causam graves danos ambientais e sociais, mas também afetam o mercado financeiro ao introduzirem ouro de origem ilícita.