ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Uma operação conjunta entre as Polícias Civis de Mato Grosso e do Rio de Janeiro prendeu nesta terça-feira (30) na capital fluminense, Maria Ciane Fontinelles, de 42 anos, foragida desde 2020 e investigada por crimes ocorridos na cidade de Sorriso. Ela estava escondida em uma das favelas do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
Os agentes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) saíram cedo para cumprir 3 mandados de prisão. Até a publicação desta reportagem, uma mulher havia sido presa.
Segundo a investigação, as mulheres assumiram a liderança da organização criminosa após a prisão dos companheiros. Da Maré, elas ordenavam assassinatos na disputa pelo tráfico de drogas do MT
Durante os trabalhos investigativos da força-tarefa instituída pela Polícia Civil para atuar no combate aos crimes ocorridos em Sorriso e por meio de levantamentos e troca de informações entre agências de inteligência, foi constatado que a detida, havia deixado Mato Grosso e estava escondida em uma das comunidades dominadas pelo tráfico de drogas na capital fluminense.
De lá, ela estava dando ordens para a prática de crimes na região norte de Mato Grosso.Nesta terça-feira, durante a operação coordenada pelo Departamento Geral de Polícia Especializada e Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Rio de Janeiro para cumprimento de ordens judiciais no Complexo da Maré, os policiais cumpriram o mandado de prisão da foragida.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Maria teve a prisão definitiva decretada pela 2ª Vara Criminal de Sorriso pelos crimes de corrupção ativa e tráfico de drogas.
De acordo com o delegado da Polícia Civil de Mato Grosso, Bruno França, as mulheres são procuradas por diversos crimes como homicídio qualificado, organização criminosa, ocultação de cadáver e tráfico de drogas.
“Elas ainda estavam em Sorriso quando cometeram todos esses crimes e também tiveram outros a mando do Rio de Janeiro. Depois que essas mulheres foragiram para o Rio, elas continuaram mandando executar pessoas aqui e participando dos tribunais dos crimes”, disse.
PCMT

Outras duas mulheres, identificadas como, Maritssa Ingridy da Silva Rodrigues e Dandara Solana Fontinelles Ferreira, sendo uma delas filha da que foi presa nesta terça-feira (30), também são procuradas pela Polícia Civil de Mato Grosso por crimes em Sorriso, como tráfico de drogas, homicídios e integrar organização criminosa.
Informações que possam levar ao paradeiro das foragidas Dandara Solana Fontinelles Ferreira e Maritssa Ingridy da Silva Rodrigues podem ser encaminhadas aos números de denúncia da Polícia Civil, com sigilo resguardado: (65) 99632-3180 / (66) 99623-3029 ou no 197.
Força-tarefa
Foi instituída pela Diretoria-Geral da Polícia Civil para atuar diretamente no combate a crimes ocorridos na região norte do estado, em decorrência de uma pontual disputa entre grupos criminosos na cidade de Sorriso.
A força-tarefa é composta por policiais da Delegacia Regional de Sinop, Delegacia de Sorriso, Gerência de Operações Especiais, Gerência de Combate ao Crime Organizado, Delegacia Especializada de Entorpecentes e Diretoria de Inteligência.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam.