PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na tarde desta segunda-feira (19), cinco homens vestidos de palhaço foram presos na região da Praça Oito de Abril, em Cuiabá, suspeitos de aplicar golpes disfarçados de campanha solidária. A prisão foi efetuada após a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, flagrar a ação e acionar as forças de segurança.
De acordo com o delegado Eduardo Ribeiro, da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes, o grupo abordava motoristas e pedestres nos semáforos pedindo doações para um suposto projeto social. Embora as vítimas realizassem transferências via Pix de forma voluntária, os valores cobrados acabavam sendo muito superiores ao acordado.
“Nós entramos em contato com algumas pessoas que confirmaram as doações, voluntariamente quiseram fazer, acreditaram no projeto. Nós verificamos o nosso sistema e tinha um boletim de ocorrência de uma vítima que alegou que eles passaram um valor diferente. A vítima queria doar um valor aproximado de R$ 100 e acabaram passando R$ 600”, explicou o delegado.
A Polícia já recebeu relatos informais de outras pessoas que afirmam terem sido enganadas pelo grupo. No entanto, até o momento, não há provas concretas da inexistência do projeto, e a vítima que registrou boletim de ocorrência inicialmente não demonstrou interesse em seguir com a denúncia.
Celulares e máquinas de cartão foram apreendidos para investigação. Os suspeitos permanecem detidos enquanto são ouvidos pela Polícia.
A secretária Juliana Palhares reforça o alerta à população. “Na dúvida, é necessário a gente buscar maiores informações antes de colaborar e acabar colaborando com os criminosos. Fique sabendo o alerta, golpe na praça, um golpe novo nessa nova modalidade”, finalizou.