PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na tarde desta quarta-feira (4), durante a Operação Ágata Conjunta Oeste, que envolve uma força-tarefa coordenada pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) em parceria com o Exército Brasileiro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o 14º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na apreensão de mais de 50 quilos de entorpecentes no município de Primavera do Leste (MT). A ação policial tem como objetivo intensificar o combate aos crimes transfronteiriços entre o Brasil e a Bolívia, na região de Mato Grosso.
Importante frisar que a ação das equipes da Segurança Pública de MT faz parte de uma estratégia de inteligência que visa fortalecer a segurança na fronteira, reprimindo o tráfico de drogas e outros crimes associados, como contrabando e roubo de veículos.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Conforme informações divulgadas pelo Gefron, durante a operação, as equipes receberam uma análise de risco que indicava um veículo suspeito de estar transportando entorpecentes. Essa informação foi rapidamente repassada ao 14º Batalhão da PMMT, que prontamente iniciou o acompanhamento do veículo para averiguação.
Na sequência da operação integrada entre o 14º Batalhão da PMMT e a PRF, a equipe de policiais, após receber as informações de risco, rapidamente entrou em contato com a Polícia Rodoviária Federal para auxiliar na interceptação do veículo suspeito. O veículo, um Renault Kwid Zen 2 de cor branca, foi localizado na altura do km 320. A partir desse ponto, as equipes acompanharam o carro, garantindo uma abordagem segura no posto da PRF.
Ao ser realizada a abordagem, o Renault Kwid, conduzido por um homem, foi submetido à revista para verificar a possível presença de entorpecentes ou outros itens ilícitos.
No momento da abordagem o motorista alegou que estaria vindo de Rondônia e iria com destino a Goiânia. Porém na hora da abordagem foi possível sentir um forte odor de maconha no interior do veículo, momento em que foi dada ordem para que o condutor desembarcasse e fosse realizada busca veicular.
Durante veicular foram localizados 41 tabletes de substância análoga a maconha, pesando aproximadamente 41kg, um tablete de substância análoga a pasta base, pesando aproximadamente 1kg e 10 invólucros de substância análoga à Skank, pesando aproximadamente 10kg.
Diante dos fatos, o motorista do veículo foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Primavera do Leste.
O prejuízo estimado ao crime organizado do tráfico de drogas foi de R$ 89 mil.