Cuiabá, 22 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,52
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Internacional Terça-feira, 19 de Março de 2024, 17:10 - A | A

19 de Março de 2024, 17h:10 A- A+

Internacional /

100% de Gaza enfrenta “níveis graves de insegurança alimentar aguda”, diz Blinken

Chefe da diplomacia dos EUA classificou a guerra como uma “situação humanitária horrível para as mulheres, para as crianças, para os homens” e implorou a Israel que protegesse os civis

COLIN MCCULLOUGH

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na terça-feira (19) que toda a população de Gaza está “em níveis graves de insegurança alimentar aguda”.

“De acordo com as medidas mais respeitadas destas coisas, 100% da população de Gaza encontra-se em níveis graves de insegurança alimentar aguda. É a primeira vez que uma população inteira é classificada desta forma”, disse Blinken durante uma conferência de imprensa nas Filipinas.

Blinken classificou a guerra como uma “situação humanitária horrível para as mulheres, para as crianças, para os homens” e implorou a Israel que protegesse os civis.

“É absolutamente responsabilidade de Israel, enquanto age para se defender de 7 de outubro de que isso aconteça novamente, para tornar uma prioridade a proteção dos civis – aqueles que foram pegos em perigo, e para fornecer ajuda àqueles que precisam desesperadamente de assistência humanitária.”

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Blinken disse que pediu para Israel ter um plano para Gaza depois da guerra, que ele disse esperar que termine em breve. O plano, disse ele, teria de ser “consistente com as necessidades de Israel para se defender e garantir que o 7 de outubro nunca mais aconteça”.

De acordo com um relatório apoiado pela ONU, todos os 2,2 milhões de pessoas no enclave não têm comida suficiente para comer, com metade da população à beira da fome e a fome deverá chegar ao norte de Gaza “a qualquer momento entre meados de março e maio de 2024.”

Blinken visitará a Arábia Saudita e o Egito para se reunir com líderes governamentais esta semana e discutir os esforços para chegar a um “acordo de cessar-fogo imediato” entre Israel e o Hamas.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation