Cuiabá, 22 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,52
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024, 16:45 - A | A

09 de Fevereiro de 2024, 16h:45 A- A+

Geral / ALERTA

Você sabe diferenciar os sintomas da dengue e da gripe? Acompanhe aqui e entenda

O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de ambas as doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza. Esses são alguns sintomas comuns de várias doenças, a exemplo da dengue e da gripe. Então, como diferenciar as duas enfermidades? Embora os sintomas da dengue e da gripe possam ser semelhantes em alguns aspectos, existem diferenças importantes entre essas duas doenças, tanto em termos de sintomas específicos quanto em relação à sua transmissão e tratamento. Aqui estão algumas das principais diferenças:

Transmissão

A dengue é transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, enquanto a gripe é causada pelo vírus influenza e é transmitida principalmente por meio do contato com gotículas respiratórias de pessoas infectadas.

É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido durante o período do inverno. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Sintomas específicos

Dengue - febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa e irritabilidade.

Gripe - os sintomas da gripe também podem incluir febre; coriza; dor de garganta; tosse; dor no corpo; dor de cabeça; dores articulares; diarreia; vômito; fadiga; prostração; rouquidão; olhos avermelhados e lacrimejantes.

Tempo de incubação

O tempo de incubação da dengue é geralmente de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado, enquanto o período de incubação da gripe é tipicamente de 1 a 4 dias após a exposição ao vírus.

Complicações

Ambas as doenças podem levar a complicações graves, especialmente em casos mais graves. Na dengue, as complicações incluem a síndrome de choque da dengue e a síndrome de hemorragia da dengue. Na gripe, as complicações podem incluir pneumonia, infecções bacterianas secundárias e exacerbação de condições médicas subjacentes.

Tratamento

Não há tratamento específico para a dengue, além de medidas de suporte, como hidratação adequada e controle da febre e da dor. Já a gripe pode ser tratada com antivirais específicos, que podem reduzir a gravidade e a duração dos sintomas se administrados precocemente.

Prevenção

A prevenção da dengue envolve principalmente o controle do mosquito vetor, evitando água parada e usando repelentes. A vacinação anual contra a gripe é uma medida eficaz para prevenir a infecção pelo vírus influenza.

Evite a automedicação

O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de ambas as doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificar a exata enfermidade e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Se alguém estiver apresentando sintomas sugestivos de dengue ou gripe, é importante procurar atendimento médico para um diagnóstico preciso e orientações sobre o tratamento adequado.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation