DA REDAÇÃO
Os municípios de Cuiabá, Sinop e Santa Carmem, foram destaques no Prêmio de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024. A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (17) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A entrega das premiações foi pela Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda e foram elencadas 176 verificações distribuídas em quatro dimensões: fiscal, contábil, verificação das informações e contábil x fiscal.
A prefeitura de Cuiabá obteve o primeiro lugar na categoria maior evolução, à frente do Rio de Janeiro (3ºlugar) e de João Pessoa (2º lugar) por prezar pela qualidade das informações contábeis e fiscais, representando transparência na aplicação e registro dos recursos públicos.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, recebeu a honraria das mãos do Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira. O município foi destaque em primeiro lugar, na categoria regional (Centro-Oeste) de melhor desempenho entre cidades com mais de 100 mil habitantes.
Outra prefeitura premiada foi do município de Santa Carmem, na categoria regional (Centro Oeste) em primeiro lugar com melhor desempenho entre as cidades com menos de 100 mil habitantes.
O Prêmio, baseado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), é uma iniciativa promovida pelo órgão para reconhecer os entes pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade ao Siconfi, fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.
A premiação visa reconhecer e incentivar os esforços dos profissionais contábeis dos entes federativos em aprimorar a qualidade das suas informações contábeis e fiscais, promovendo um incentivo saudável e destacando as boas práticas na gestão pública.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Na cerimônia foram entregues troféus aos gestores e certificados individuais de premiação aos profissionais contábeis responsáveis pelo envio das informações ao Siconfi dos Estados e municípios vencedores. O evento contou com a presença do secretário nacional do Tesouro, Rogério Ceron de Oliveira, da secretária adjunta do Tesouro Nacional, Viviane Aparecida Vargas, e do subsecretário de Contabilidade Pública, Heriberto Henrique Vilela.
A iniciativa teveo o apoio do Banco Mundial e Banco do Brasil; o Conselho Federal de Contabilidade, Confederação Nacional dos Municípios, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Consefaz, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa.