Cuiabá, 20 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 17:00 - A | A

24 de Janeiro de 2024, 17h:00 A- A+

Geral / TREINAMENTO

TCE-MT promove 10ª capacitação para utilização de plataforma para monitoramento de metas

Ao longo de três dias, secretários e técnicos das Prefeituras de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Juína receberão informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu início, nesta terça-feira (23), a mais um treinamento para utilização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), plataforma de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos. 

Ao longo de três dias, secretários e técnicos das Prefeituras de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Juína receberão informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário para operacionalização do sistema. A capacitação está sendo realizada na Secretaria Municipal de Educação da Capital. 

Segundo o subsecretário da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), Guilherme de Almeida, a nova gestão do TCE-MT, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo, já demonstrou que dará sequência aos trabalhos voltados à orientação dos gestores em prol da melhoria dos serviços entregues à população.

“E o GPE nada mais é do que um Programa que ensina, orienta, que ajuda o gestor a planejar seu município. Então, vamos continuar nesse mesmo ritmo de treinamento para trazer benefícios para as políticas públicas municipais”, sustentou.  

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

 

De acordo com o coordenador do GPE no TCE-MT, Volmir Manhabosco, nessa capacitação os municípios estão sendo treinados para migração para o novo sistema do GPE. “É importante que façam a atualização e adequação dos indicadores, voltados ao Caderno de Indicadores padronizado do planejamento estratégico publicado pelo TCE”, salientou. 

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Coordenadora do GPE em Cuiabá, Silvina Maria dos Anjos explicou que a equipe da Prefeitura vinha, desde novembro, discutindo o novo Caderno de Indicadores que o Tribunal disponibilizou. “A gente já tinha uma cesta de indicadores que eram aplicados aqui, analisamos os novos indicadores disponibilizados pelo TCE e agora, nesse momento, os técnicos estão sendo capacitados para a nova ferramenta, que vai gerenciar e controlar esses indicadores. Isso é de extrema relevância para podermos acompanhar a execução desse planejamento.”

Jeferson Boese, coordenador do GPE em Juína, assegurou que os resultados já são observados pelo Município. “A gente fica muito grato de poder participar dessas capacitações. Todo conhecimento que adquirimos aqui, levamos para o município, implementamos e os resultados estão aparecendo de forma exponencial.”

Já o coordenador do GPE em Lucas do Rio Verde, Welder Maciel, declarou que a parceria com o TCE-MT está fortalecendo cada vez mais a cultura do planejamento do Município. “Ressaltando ainda mais essa necessidade da gestão pública para otimizar e oferecer mais políticas de qualidade”.

O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) foi lançado em 2022, na gestão do conselheiro José Carlos Novelli, com o objetivo de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. A proposta conta com 118 municípios adesos e já validou os mapas estratégicos de mais de 100 municípios.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation