Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,64
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 08:24 - A | A

11 de Abril de 2024, 08h:24 A- A+

Geral / PRÊMIO SEBRAE

Municípios de Mato Grosso recebem premiação por projetos empreendedores

O objetivo da premiação foi valorizar iniciativas do setor público municipal que tenham contribuído para o crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas

DA REDAÇÃO

Os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foram anunciados na noite desta terça-feira (9), durante cerimônia no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A premiação foi dividida em nove categorias e contemplou 23 projetos de 17 municípios de várias regiões do estado. A solenidade contou com a participação de prefeitos, representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, entre outras autoridades.  

O objetivo da premiação foi valorizar iniciativas do setor público municipal que tenham contribuído para a criação ou para o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, prestigiou o evento e destacou a importância da iniciativa para o fomento de políticas públicas a serem implementadas em âmbito local. “A AMM reconhece o Sebrae como um grande parceiro e através do prêmio podemos celebrar ao lado de tantos gestores que foram destaque em vários projetos de desenvolvimento econômico, prioritariamente para as microempresas dos municípios. Parabéns ao Sebrae e a cada um dos prefeitos de Mato Grosso que têm sido empreendedores na construção de políticas públicas”, assinalou.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O diretor técnico do Sebrae MT, André Schelini, afirmou que ao longo dos anos diversos projetos foram reconhecidos como boas práticas em todo o Brasil.  “É muito importante reconhecer a participação dos gestores nesses projetos porque as pessoas vivem nos municípios, empreendem e precisam ter não só apoio para inclusão produtiva, desenvolvimento para emprego e renda, mas também um ambiente favorável para que as atividades empresariais possam oportunizar que as empresas tenham sustentabilidade ao longo do tempo”, frisou.  

O prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, que recebeu dois prêmios, ficando em primeiro lugar na categoria Turismo e Identidade Territorial, destacou a importância da iniciativa. “É o primeiro ano que o município se inscreve e já colhemos bons resultados. Um relacionado à sustentabilidade, ao respeito ao meio ambiente, e o prêmio principal, relacionado ao turismo.  Desenvolvemos um excelente trabalho junto à comunidade indígena com o apoio determinante do Sebrae. Começamos colher os frutos do desenvolvimento econômico que o turismo traz não só para Campo Novo como para toda a nossa região”, ressaltou.

Tangará da Serra também participou pela primeira vez da iniciativa e já foi premiado com o primeiro lugar na categoria  Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. “Tivemos grandes avanços por meio da parceria com o Sebrae. Implantamos um projeto de digitalização, uma ferramenta importante que elimina papel nos nossos processos, gerando economia e melhor atendimento a nossa população”, afirmou o prefeito Vander Masson.

O município de Conquista D´Oeste, premiado em primeiro lugar na categoria Compras Governamentais, foi destaque por desenvolver com sucesso projeto de incentivo `a agricultura familiar. “O projeto visa à compra direta do produtor e o incentivo da agricultura familiar, juntamente com a Empaer e a nossa secretaria de agricultura. Essa premiação é muito importante para a prefeitura e para os produtores também”, afirmou a prefeita Maria Lúcia Porto.

Alta Floresta foi o primeiro colocado na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente e desponta como exemplo no combate às queimadas e desmatamento.  “Essa premiação representa que estamos no caminho certo da sustentabilidade. Alta Floresta já foi campeã em desmatamento e número de queimadas.  Por meio do trabalho de conscientização tivemos uma redução nesses índices alarmantes. E hoje, com o projeto Adote Uma Nascente, estamos recebendo essa premiação, que é muito importante  para todos nós”, destacou o prefeito Valdemar Gamba.

Ao todo, 28 prefeituras se inscreveram, com um total de 53 projetos nas seguintes categorias: Cidades Empreendedoras, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Empreendedorismo Rural, Inclusão Produtiva, Sala do Empreendedor, Simplificação e Fomento do Empreendedorismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Turismo e Identidade Territorial. Os primeiros colocados irão para a disputa Nacional do prêmio, que será realizado em Brasília, no dia 11 de junho deste ano.

Confira as prefeituras premiadas nas nove categorias:  

Cidades Empreendedoras

1º colocado: Lucas do Rio Verde

2º colocado: Sorriso

3º colocado: Tangará da Serra

Compras Governamentais

1º colocado: Conquista D´Oeste

Empreendedorismo na Escola

1º colocado: Guarantã do Norte

Empreendedorismo Rural

1º colocado: Nova Mutum

2º colocado: Nossa Senhora do Livramento

3º colocado: Pedra Preta

Inclusão Produtiva

1º colocado: Nobres

2º colocado: Guarantã do Norte

3º colocado: Barra do Garças

Sala do Empreendedor

1º colocado: Água Boa

2º colocado: São José dos Quatro Marcos

3º colocado: Lucas do Rio Verde

Simplificação e Fomento do Empreendedorismo

1º colocado: Tangará da Serra

2º colocado: Nova Mutum

3º colocado: Santa Carmen

Sustentabilidade e Meio Ambiente

1º colocado: Alta Floresta

2º colocado: Campo Novo do Parecis

3º colocado: Canarana

Turismo e Identidade Territorial

1º colocado: Campo Novo do Parecis

2º colocado: Nobres

3º colocado: Matupá

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation