PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na tarde desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Sinop foi agraciada com o primeiro lugar no prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal - Ranking Siconfi, na categoria Centro-Oeste de melhor desempenho entre cidades com mais de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília (DF), onde o prefeito Roberto Dorner recebeu a honraria das mãos do Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira.
“Essa é uma conquista que destaca a precisão e a qualidade das informações contábeis e fiscais do município de Sinop. Este prêmio não apenas reforça nossa posição de destaque no cenário nacional, mas também reflete nosso compromisso com a transparência e a gestão eficiente dos recursos públicos”, destacou.
A secretária municipal de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann Franke, também participou da cerimônia, acompanhada pela contadora responsável técnica Jacqueline Ferreira Alves dos Santos e, pela diretora contábil do município, Cristiane Treder.
“Estou muito emocionada. É uma premiação muito importante pela qualidade da informação prestada, pela integridade da informação e também pela precisão das informações contábeis e fiscais do município de Sinop. Então, assim, é um importante avanço para o município, porque nos consolida também na questão da transparência dos números, uma vez que nós estamos sendo acompanhados pela Secretaria do Tesouro Nacional, que faz o ranqueamento das melhores cidades por meio do sistema SICONFI, que faz a gestão de todos os dados contábeis e fiscais dos entes federados”, destacou a secretária.
Premiação
O Tesouro Nacional iniciou à publicação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal em 2020 para avaliar e classificar a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos para o Siconfi, servindo de estímulo à melhoria contínua da gestão da informação contábil. Por meio da checagem de informações, o Ranking classifica os entes da Federação atribuindo notas e percentuais nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos estados.
Na época, o ranking contava com cerca de 30 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados. Atualmente, são mais de 160 verificações que são levadas em conta na análise dos entes. A partir de 2023, o Ranking deu origem ao Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Nesta edição, o prêmio contou com o apoio do Banco Mundial e do Banco do Brasil, e dividiu os contemplados em duas modalidades: Nacional e Regional, em que são avaliados os melhores desempenhos e as melhores evoluções nas performances dos municípios e estados brasileiros.