Cuiabá, 17 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,48
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 12 de Março de 2024, 08:52 - A | A

12 de Março de 2024, 08h:52 A- A+

Geral / EM CUIABÁ

IPTU 2024: Pagamentos em cota única ou primeira parcela possuem vencimento para o dia 13

A opção de pagamento do IPTU fica a critério do contribuinte. No entanto, optando pelo pagamento parcelado não tem direito ao desconto no valor, as parcelas são fixas e sem juros

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Na quarta-feira (13) termina o prazo para efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício financeiro de 2024 na modalidade cota única. No pagamento à vista será concedido desconto de 10% sobre o valor. Há a opção de pagamento parcelado em até 8 vezes, sendo que a primeira parcela também vence no dia 13.

A guias serão disponibilizadas exclusivamente em formato digital para todas as inscrições imobiliárias tributáveis e poderão ser impressas através do "Sistema GATWEB" e do "Portal do Contribuinte" em https://portalfazenda.cuiaba.mt.gov.br.  Para os contribuintes que optarem pelo pagamento impresso, só procurar nos postos de atendimento indicados pela administração pública do Município de Cuiabá. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

A opção de pagamento do IPTU fica a critério do contribuinte. No entanto, optando pelo pagamento parcelado não tem direito ao desconto no valor, as parcelas são fixas e sem juros.  

No caso de parcelamento, as demais parcelas vencerão em:

2ª parcela (15/04)

3ª parcela (13/05)

4ª parcela (13/06)

5ª parcela (15/07)

6ª parcela (13/08)

7ª parcela (13/09)

8ª parcela (14/10).

ISENÇÃO DO IPTU

O prazo para abertura do processo para solicitar a isenção da taxa de IPTU que era final de fevereiro foi estendido até o dia 31 de julho e devem ser protocolizadas exclusivamente através do Sistema GESCON, disponível no endereço eletrônico  https://cuiaba.gesconet.com.br/2.0/cuiaba/portalgescon/#/login.

Ficam isentos do IPTU 2024 os imóveis residenciais com valor venal igual ou inferior a R$ 41.896,25, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios.

Do total previsto de 315 mil inscrições municipais, cerca de 16 mil inscrições recebem benefícios de isenções ou descontos de IPTU, o que representa cerca de 5% do total das Inscrições Imobiliárias.

Para os contribuintes aposentados e idosos que já são isentos de IPTU e cujo benefício encerrou em 2023, e o pedido de renovação da isenção esteja previsto para 2024, essas isenções serão renovadas automaticamente mediante sistema informatizado.

Além dos idosos e aposentados,  também tem direito à isenção viúvos, pessoa com deficiência visual, e inválidos. Ou seja, as pessoas que preenchem um dos requisitos ou que se encaixa dentro de um dos grupos citados podem entrar com o pedido, desde que receba até três salários mínimos e tenha um único imóvel no seu nome e more nesse imóvel.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation