Cuiabá, 20 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sábado, 02 de Março de 2024, 08:00 - A | A

02 de Março de 2024, 08h:00 A- A+

Geral / SISTEMA UNIFICADO

Governo de MT lança ferramenta que reúne processos seletivos de órgãos estaduais

Sistema Estadual de Seleção de Mato Grosso visa atender as demandas de contratação emergencial dos órgãos estaduais

DA REDAÇÃO

A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) desenvolveu um sistema para reunir em um só lugar os editais de processos seletivos estaduais para atender as demandas dos órgãos estaduais e facilitar o acesso dos interessados. O Sistema Estadual de Seleção de Mato Grosso (Sies-MT) já está em funcionamento. 
 
  • Para acessar o sistema, clique AQUI
O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, explicou que essa é mais uma ferramenta desenvolvida pela secretaria visando atender as demandas de contratação emergencial dos órgãos estaduais. 

“A ferramenta está pronta, em funcionamento, e será aperfeiçoada conforme as necessidades”, destacou o secretário, ao mencionar que novas funcionalidades irão compor o Sistema.

Com o SiesMT, será possível gerar documentos que facilitarão a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O cidadão terá acesso a todas as oportunidades para as quais poderá se candidatar num único ambiente, com mais praticidade. 
 
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Entidades e órgãos estaduais que lançarem os editais continuarão com a responsabilidade de estabelecer os critérios da seleção, contando também com o apoio da Seplag e o suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação desta secretaria de governo.

A unidade demandante do Executivo Estadual é quem parametriza os campos de atribuições para o preenchimento por parte dos candidatos e define os critérios no SiesMT. 

Seletivo em andamento

O primeiro edital executado com essa metodologia foi o da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que está em andamento para a contratação temporária de analistas de Tecnologia da Informação. Os candidatos podem acompanhar o processo via SiesMT.  

A fase de inscrição exigiu cadastro no MT Login, mas é possível também acesso ao sistema utilizando as credenciais do Portal do Governo Federal. Caso o candidato possua cadastro em uma dessas plataformas, os seus dados são automaticamente importados, sendo necessária apenas a verificação para fins de atualização.

Transformação Digital

Em maio de 2021 foi instituído o Decreto Nº 951 que prevê estratégias governamentais para a transformação digital, principalmente por meio da desburocratização, eficiência e inovação dos serviços prestados aos cidadãos mato-grossenses.

O processo de transição nas questões operacionais dos órgãos resulta na eficiência do acesso aos serviços prestados à sociedade, como o MT.Login, que funciona como um cadastro único do usuário para ter acesso aos serviços digitais da competência pública estadual.  

Apesar de assegurada no quinto eixo do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), a digitalização de serviços antecede esse documento. O Decreto 338 de junho de 2023, responsável por instituir a Agenda Estratégica Digital 2023-2027, dispõe de 106 iniciativas para que essa transformação digital ocorresse.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation