Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,47
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 13:57 - A | A

26 de Junho de 2024, 13h:57 A- A+

Geral / MÓDULO FLUVIAL

Exército Brasileiro inaugura porto flutuante na Amazônia aumentando a capacidade logística na região

O Comando Militar da Amazônia inaugurou na última quinta-feira (20) a estrutura do Porto Flutuante que substitui o antigo sistema de balsas atreladas, sendo crucial para melhorar o transporte de suprimentos, tropas e equipamentos

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Exército Brasileiro, através do Comando Militar da Amazônia (CMA), inaugurou na última quinta-feira (20) a estrutura do Porto Flutuante do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), que visa aumentar significativamente a capacidade logística na região. A nova instalação substitui o antigo sistema de balsas atreladas, que é crucial para melhorar o transporte de suprimentos, tropas e equipamentos em uma área onde as vias fluviais são essenciais devido à geografia e às condições ambientais.

A inauguração do novo porto flutuante foi destacada pelo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, como uma importante conquista para o Comando Militar da Amazônia (CMA).  “Estamos constantemente melhorando a nossa prontidão para cumprir missões diversas. A inauguração do Porto é mais uma conquista e o CECMA é um exemplo de compromisso e eficiência, elementos essenciais para o aumento da capacidade de combate na região”, disse.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

Estrutura moderna

A nova estrutura do porto flutuante permitirá uma maior agilidade no carregamento dos módulos logísticos fluviais, facilitando a mobilidade de viaturas civis e militares e garantindo mais segurança pessoal e material. Essa inovação não só amplia a capacidade operacional do Comando Militar da Amazônia (CMA), mas também melhora a prontidão logística na região.

Principais Vantagens da Nova Estrutura:

  1. Agilidade no Carregamento: O processo de carregamento e descarregamento dos módulos logísticos fluviais será mais rápido e eficiente.

  2. Facilitação da Mobilidade: A mobilidade de viaturas, tanto civis quanto militares, será facilitada, permitindo uma logística mais fluida e integrada.

  3. Segurança: A nova estrutura garante maior segurança para o pessoal e o material, reduzindo riscos durante o transporte e as operações.

  4. Capacidade Operacional: Com a ampliação da capacidade operacional, o CMA poderá realizar operações de maior escala e complexidade com maior eficiência.

  5. Prontidão Logística: A prontidão logística é aprimorada, possibilitando uma resposta mais rápida e eficaz a diversas situações, desde missões militares até operações de emergência e apoio humanitário.

Matapi e Imeri

Além do porto, foram inaugurados dois novos ferry boats adquiridos pelo CECMA, nomeados Matapi e Imeri. Essas embarcações são fundamentais para o apoio logístico do Centro de Embarcações.

O Porto Flutuante foi batizado em homenagem ao General Miotto, falecido em 2021, que teve uma atuação destacada na Amazônia Ocidental entre 2016 e 2018. O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Bitencourt, ressaltou a importância da nova estrutura. “O porto flutuante vai incrementar a capacidade de apoio à 12º Região Militar e trará mais celeridade nos embarques para diversas missões que o CECMA desempenha. Vamos oportunizar ao CMA um incremento operacional e logístico significativo”, finaliza destacando a colaboração decisiva do CECMA para a excelência no suprimento e transporte na região.

O Escritório de Projetos do Exército participou da entrega de embarcações, adquiridas com recursos do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation