PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Você sabia que informações sobre candidatos, seus patrimônios, doações financeiras, histórico de candidaturas e muito mais podem ser encontradas no site DivulgaCandContas?
O DivulgaCandContas é uma ferramenta extremamente útil para os eleitores, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permite que qualquer cidadão acesse dados completos sobre os candidatos que concorrem nas eleições, ajudando a tomar uma decisão mais informadas nas eleições de outubro.
É importante lembrar que os partidos políticos têm até o dia 15 de agosto para solicitarem o registro de candidatura, e os dados no sistema são constantemente atualizados, garantindo que as informações mais recentes estejam disponíveis.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Para acessar o sistema, você pode visitar o site do DivulgaCandContas sem a necessidade de cadastro prévio ou autenticação.
Informações dos candidatos
A plataforma DivulgaCandContas oferece uma ampla gama de informações sobre cada candidato, incluindo:
- Declaração de bens do candidato.
- Formação escolar.
- Partido político ao qual é filiado.
- Limite de gastos autorizado para o cargo.
- Informação sobre site de campanha.
- Certidões exigidas pela Justiça Eleitoral.
- Propostas de governo dos candidatos ao cargo de prefeito.
A transparência oferecida pelo sistema ajuda a promover uma escolha consciente e democrática.
DivulgaCandContas também disponibiliza informações detalhadas sobre os doadores das campanhas. É possível verificar, por meio de CNPJ ou CPF, os valores doados e para quem foram destinadas essas doações. No caso das empresas, elas só podem fazer doações diretamente para partidos políticos, conforme a legislação vigente.
No ambiente, é possível ainda fazer o comparativo entre candidaturas sobre os totais de recursos arrecadados e gastos de campanha. Por meio da página, a usuária ou o usuário pode também ser redirecionado para pesquisas mais aprofundadas no site de estatísticas de candidaturas e no Portal de Dados Abertos.