Cuiabá, 07 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,07
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024, 08:37 - A | A

21 de Novembro de 2024, 08h:37 A- A+

Geral / RECONHECIMENTO

Brasil recebe recertificação como país livre do sarampo e secretário de Saúde e Prefeito destacam contribuição local

Neste mês, o Brasil foi novamente reconhecido como país livre do sarampo, ao receber o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde

DA REDAÇÃO

Neste mês, o Brasil foi novamente reconhecido como país livre do sarampo, ao receber o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). A entrega oficial aconteceu em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrando o marco histórico. O país havia perdido a certificação em 2018 devido às baixas coberturas vacinais, mas, por meio de ações intensivas, recuperou o status de eliminação do sarampo endêmico, consolidando novamente as Américas como uma região livre da doença. 

Entre os esforços do Governo Federal para essa conquista estão investimentos em vacinação nas fronteiras, busca ativa de casos suspeitos, ações de imunização em locais de difícil acesso, além de campanhas como o Dia S de combate ao sarampo e capacitações de manejo clínico da doença.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que está em Brasília participando de um evento nacional sobre imunização, fez questão de parabenizar as equipes locais de saúde pelo papel desempenhado nessa conquista.

"Quero parabenizar nossa Secretaria de Saúde pelo excelente trabalho desempenhado, que foi fundamental para ajudarmos a alcançar essa importante conquista. Essa vitória é um reflexo do comprometimento e da dedicação dos profissionais do Sistema Único de Saúde. No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos pela frente. Precisamos continuar avançando, com o objetivo de ampliar cada vez mais a imunização da nossa população. É essencial garantir que essa proteção seja abrangente, incluindo não apenas os esforços atuais, mas também a cobertura contra outros vírus. Com união, planejamento e trabalho contínuo, podemos construir um sistema de saúde mais forte, que assegure o bem-estar e a qualidade de vida de todos", enfatizou Teixeira.

O prefeito Emanuel Pinheiro também celebrou a recertificação e destacou o empenho de toda a equipe municipal. "Esse reconhecimento é uma conquista de todos os brasileiros, mas especialmente das equipes de saúde que estão na linha de frente, garantindo que cada pessoa receba a imunização necessária. Quero agradecer e parabenizar nossos profissionais da Atenção Primária, que têm mostrado compromisso e dedicação em proteger a nossa população. Continuem trabalhando com afinco para que a imunização seja uma prioridade constante e que Cuiabá siga contribuindo para o fortalecimento da saúde pública no Brasil."

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation