Cuiabá, 18 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 09 de Maio de 2024, 14:10 - A | A

09 de Maio de 2024, 14h:10 A- A+

Geral / MEIO AMBIENTE

Bombeiros de MS atuam no combate a dois incêndios florestais, no Pantanal MT e em Naviraí

Cerca de 37 bombeiros militares estão atuando de maneira exclusiva nas ações de combate aos incêndios florestais no Mato Grpsso do Sul

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A região pantaneira, próximo ao Rio São Lourenço, estava sob monitoramento presencial e por satélites desde o fim do mês de abril, quando o incêndio foi identificado no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul já está atuando nos dois incêndios florestais ativos no estado, no Pantanal, na divisa com o Mato Grosso e no município de Naviraí (MS). As equipes utilizaram motobomba para combater as chamas na área atingida pelo incêndio, que continua monitorada. 

Por conta das condições climáticas adversas, com temperatura acima da média para o período e baixa umidade relativa do ar, além de ventos com velocidade significativa, contribuindo para a propagação do fogo, desde a última terça-feira (7), o fogo que estava no Parque Nacional de MT passou para o lado sul-mato-grossense do bioma. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Em Corumbá (MS), o Corpo de Bombeiros Militar mantém duas equipes para acompanhar a queima controlada na base da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na área conhecida como Passo do Lontra, no Pantanal da Nhecolândia.

Já em Naviraí (MS), a equipe de solo mantém o trabalho de monitoramento e combate aos focos próximos aos assentamentos e a BR-487. E nos municípios de Costa Rica e Porto Murtinho, equipes realizam visitas nas propriedades rurais, para orientar ações preventivas e reforçar a importância da união dos proprietários rurais e do poder público no combate aos incêndios florestais.

A situação climática no Estado, com chuvas abaixo da média e seca, intensificam a ocorrência de incêndios florestais. Para atuar de forma preventiva, e diminuir a quantidade de biomassa que pode servir como combustível para o fogo, no mês passado foi realizado trabalho de queima controlada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

No parque, localizado na região oeste do Estado, os bombeiros fizeram queima controlada – iniciada no dia 11 de abril e realizada durante todo o mês passado – em uma área de 150 hectares.

Porém, no sábado (27 de abril), após a ocorrência de um incêndio de grandes proporções na rodovia BR-487, os militares passaram a atuar no combate ao fogo na área. Na segunda-feira (29), o Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) lançou, com a aeronave Air Tractor, mais de 34,1 mil litros de água.

O incêndio atingiu aproximadamente 300 hectares da região, que é monitorada no local e também na sala de situação do comando de incidentes da Diretoria de Proteção Ambiental, localizada em Campo Grande.

Preparação

Desde o início da fase de prevenção e preparação para a temporada de incêndios florestais deste ano, no dia 2 de abril, foram realizadas 470 ações entre formações de brigadas, resgaste de animais, ações educativas em escolas, aceiros, manutenções em vias e pontes, visitas e vistorias técnicas em fazendas e comunidades locais.

No mesmo período, foram sete queimas controladas e dois combates diretos, entre outras ações necessárias para apoio, manutenção e teste de equipamentos, viaturas e militares, com mais de 10,2 mil quilômetros percorridos nas ações preventivas com orientações a mais de 1 mil crianças e adolescentes.

Atualmente, 37 bombeiros militares atuam de maneira exclusiva nas ações de combate aos incêndios florestais no Estado.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO