Cuiabá, 14 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 16:44 - A | A

20 de Junho de 2024, 16h:44 A- A+

Geral / AJUDA HUMANITÁRIA NO RS

64 novos profissionais da Força Nacional do SUS reforçam atendimento ao povo gaúcho

A ação é parte de uma resposta contínua às adversidades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul após os desastres naturais

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Ministério da Saúde recebeu, na base aérea de Canoas (RS), mais 64 voluntários da Força Nacional do SUS (FN-SUS) provenientes de 15 estados e do Distrito Federal. Esses profissionais serão distribuídos entre os quatro Hospitais de Campanha (HCamps) e as equipes volantes que atuam em Sarandí, Eldorado, Pelotas, Três Coroas, Ilhas e outros municípios afetados.

Entre os voluntários estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, além de equipes de saúde mental e indígena. Eles chegaram na noite de terça-feira (18) e foram acolhidos hoje (19) por uma equipe integrada do ministério.

De acordo com Rodrigo Stabelli, representante da Secretaria de Atenção Especializada de Saúde (Saes) do Ministério da Saúde, a chegada desses 64 profissionais tem o objetivo de assistir e acolher a população, garantindo saúde de qualidade e evitando a desassistência. “Essas equipes atuarão em unidades básicas de saúde, UPAs, abrigos e residências, conforme a necessidade,” explicou Stabelli.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

A ação é parte de uma resposta contínua às adversidades enfrentadas pela população do Rio Grande do Sul após os desastres naturais. Desde o início das operações, a pasta já mobilizou mais de 500 profissionais, incluindo gestores no Centro de Operações de Emergências (COE) . A previsão é que os voluntários permaneçam entre 12 a 15 dias, sendo esta a quinta turma desde o início das operações, totalizando 399 voluntários até o momento.

“Com a recente volta das chuvas, a preocupação aumenta, mas as equipes estão preparadas para atender a população em diversos cenários, reafirmando o compromisso do Ministério da Saúde em proporcionar assistência eficiente e abrangente,” pontuou Rodrigo.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation