Cuiabá, 18 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,57
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Esportes Segunda-feira, 04 de Março de 2024, 10:59 - A | A

04 de Março de 2024, 10h:59 A- A+

Esportes /

Brasil lidera ranking, com 109 jogos suspeitos de manipulação em 2023

Números caem, mas Brasil é líder do ranking mundial de jogos com suspeitas. Há casos no Brasileirão, Copa Verde e outras competições; veja

STEPHANIE ALVES
DO METRÓPOLIS

Um relatório da empresa Sportradar apontou que 109 partidas de competições nacionais e regionais foram consideradas suspeitas no Brasil em 2023. O número apresenta uma queda com relação ao ano anterior, mas ainda coloca o Brasil no topo do ranking mundial.

De acordo com a publicação, divulgada nesta segunda-feira (04/3), houve uma redução de 29% em relação à quantidade de partidas consideradas suspeitas registrada em 2022. A Sportradar monitorou cerca de 9 mil partidas em 118 campeonatos. É, segundo a contratada, o maior número de jogos supervisionados em todo o mundo.

Entre os jogos monitorados, 15 são de competições organizadas pela CBF. Nenhuma, no entanto, aconteceu nas duas principais competições da elite nacional, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. A partida suspeita de hierarquia mais alta no escalão da Confederação foi na Série B: a vitória por 2 a 0 do Londrina sobre o Tombense, em maio do ano passado. Há um caso na Copa Verde e as outras foram todas disputadas na Série D.

O relatório destaca que não encontrou casos suspeitos na série A do Campeonato Brasileiro, na série C, na Copa do Brasil, Sub 20 ou na Copa do Nordeste. “Portanto, a partida entre Botafogo e Santos em abril do ano passado pelo Brasileirão, questionada na Justiça desportiva pelo clube carioca, não entrou no radar de suspeição da empresa suíça”, diz a publicação. A partida marcou a perda de posições do Botafogo, então líder do campeonato, e muitas críticas por parte do dono da SAF do clube, John Textor.

Além das partidas da CBF, os outros casos que levantaram suspeita são de torneios realizados por outras federações, que não tiveram o nome divulgado pela Sportradar. São 94 ao todo.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Entre as equipes envolvidas em jogos suspeitos, duas têm maior envolvimento nos casos apontados. O São Francisco, do Acre, tem oito partidas suspeitas – sete na Série D do Campeonato Brasileiro e uma na Copa Verde -, enquanto o Interporto aparece cinco vezes, todas em jogos pela quarta divisão nacional.

Escândalo

A Sportradar é contratada pela CBF para acompanhar jogos desde 2018 para supervisionar de todos os campeonatos nacionais e todos os 27 estaduais da primeira divisão. Mas o assunto ganhou mais relevância desde que investigações policiais entraram em curso para apurar o envolvimento de jogadores e clubes em esquema mafioso de manipulação de resultados no ano passado. No Brasil, o esquema de apostas ainda não regulamentado. Os casos levaram a CBF a firmar um acordo de parceria com a Polícia Federal, que recebe um relatório de todos os casos suspeitos levantados pela Sportradar.

Veja os jogos de campeonatos da CBF com suspeitas de manipulação em 2023:

Tombense x Londrina – Série B

União x Interporto – Série D

 

Hercílio Luz x Aimoré – Série D

São Raimundo x São Francisco – Série D

São Francisco x Princesa dos Solimões – Série D

Brasiliense x Interporto – Série D

Tuna Luso x São Francisco – Série D

São Francisco x Águia de Marabá – Série D

Humaitá x São Francisco – Série D

Trem x São Francisco – Série D

Operário de Várzea Grande x Interporto – Série D

Anápolis x Interporto – Série D

São Francisco x Humaitá – Série D

Iporã x Interporto – Série D

Atlético Acreano x São Francisco – Copa Verde

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation