DA REDAÇÃO
A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) reinaugurou, nesta segunda-feira (12), o Fácil Aero Rancho, em reforma desde o início do ano. O complexo apresenta diversos serviços prestados à população pelo Detran, Defensoria Pública, Secretaria de Fazenda, Instituto de Identificação (Sejusp), Energisa, Águas Guariroba, Agência Estadual de Habitação de Mato Grosso do Sul (Agehab) e correspondente bancário.
O principal objetivo da revitalização é dar qualidade no atendimento aos cidadãos, pois o local recebe aproximadamente 450 pessoas por dia e realiza cerca de 120 mil atendimentos por ano. Com o investimento de R$ 977 mil, essa é a primeira reforma de manutenção básica no complexo de 476 metros quadrados, tendo melhorias nos pisos, divisórias, móveis, ar-condicionado, etc.
“Quando nós assumimos a gestão, o prédio, que foi construído em 2003, carecia de muitas reformas, era impossível habitar. Nós, enquanto gestores públicos, temos a função na administração pública de servir a população e não podemos fazer isso de qualquer forma. Temos que fazer isso com a qualidade que o cidadão merece e hoje estamos fazendo isso, entregando um local arrumado, limpo, extremamente agradável ao recebimento dos nossos cidadãos sul-mato-grossenses”, disse Ana Carolina Araújo Nardes, secretária de Administração e Desburocratização do Estado.
O evento teve a participação também do diretor-presidente do Detran-MS Rudel Espíndola Trindade Júnior, que afirmou ter 18 obras da instituição em andamento no Estado e mais nove serão executadas até final do ano. “Temos que organizar o Detran para receber bem, rápido e também realizar o trabalho que nosso governador tem nos colocado. Reduzir os nossos custos, as nossas taxas e facilitar o acesso para aqueles que precisam”, completou Rudel Trindade.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, destacou a evolução de Mato Grosso do Sul nas obras. “O Governo do Estado tem investido nos 79 municípios. Esse projeto começou e foi ampliado junto com a Ana (Nardes). Hoje, Mato Grosso do Sul é um Estado moderno, leve, que consegue arrecadar e devolver para a população os impostos pagos, então isso aqui é para vocês usarem com qualidade de vida.”
Foto: Bruno Rezende/Governo do Estado de MS

Para Ramon Rodrigues, de 55 anos, a revitalização melhorou a identidade visual do local e facilitou suas tarefas diárias. “A gente tinha que se deslocar do São Conrado lá no Guaicurus, para ser atendido. Eu frequentava aqui antes da reforma, usava e uso muito os serviços do Detran, Energisa, Águas Guariroba. O espaço ficou mais moderno, tinha muito pombo ali fora, ficou mais limpo também e amplo”.