Cuiabá, 21 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,45
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 17:55 - A | A

20 de Maio de 2024, 17h:55 A- A+

Saúde / EM ALGUNS CASOS

Descubra legumes que você pode e deve comer com casca

Consumir alguns legumes com casca, além de ser mais prático, traz vários benefícios para ao organismo

MAYRA CARDOZO
DO ALTO ASTRAL

Na correria do dia a dia, quanto mais tempo você puder ganhar na cozinha melhor, não é mesmo? E uma das formas de economizar alguns minutos nesse momento é não retirar a casca de certos legumes quando não for necessário.

Em alguns casos, é preciso sim descascar os alimentos, seja porque sua casca não deve ser ingerida ou por ser uma necessidade daquela receita específica. Entretanto, muitas pessoas fazem isso sempre, sem saber que alguns legumes não apenas podem ser comidos com casca, como ficam ainda mais saudáveis com ela.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Isso sem contar que, em alguns casos, se precisar usar o legume sem casca, você ainda pode utilizar essa parte dele separadamente para alguma outra receita. Você já pode ter ouvido falar, por exemplo, de formas de preparar chips de batata usando as cascas dela que seriam jogadas fora.

Legumes que você pode consumir com casca

Mas, afinal, quais são esses legumes que você pode consumir com casca? Veja a seguir uma lista e os benefícios das “películas” de cada alimento, segundo a nutricionista Victória Coutinho:

 
  • Batata Inglesa ou Doce: sua casca é uma fonte de fibras fundamentais para a saúde e conta com minerais como fósforo, potássio e zinco
  • Berinjela: a “película” desse alimento é rica em vitaminas A e C, além de ter minerais como cálcio, potássio e zinco
  • Cenouraoutra casca com benefícios incríveis! Nesse caso, ela possui uma alta quantidade de betacaroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A e consegue combater os radicais livres
  • Abobrinha: tem bastante fibras e vitaminas que auxiliam na regulação do organismo
  • Cebola: cheia de flavonóides, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, também é possível ingerir a casca da cebola
  • Pepino: a casca do pepino tem muitas fibras e minerais, sendo rica, por exemplo, em sílica e magnésio

Cuidados necessários

Como a casca dos legumes é a parte que entra em contato com o mundo ao seu redor, é preciso ter ainda mais atenção com a higienização se for comê-la.

“Você deve lavar esses alimentos com água corrente, esfregando as mãos na superfície para que toda e qualquer sujeira/bactéria suma. No mercado já existem produtos bem interessantes usados para higienização de legumes, frutas e folhas, sempre pensamento na praticidade e desperdício de água”, diz Victória.

 

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO