Cuiabá, 17 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,51
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024, 09:38 - A | A

05 de Setembro de 2024, 09h:38 A- A+

Saúde / SAÚDE BUCAL

De mau hálito a bruxismo: saiba como vape detona os dentes

Dentistas explicam que o consumo frequente de vape pode ser tão ou mais prejudicial para a saúde bucal que o cigarro convencional

BRUNO BUCIS
DO METRÓPOLES

Apesar de terem a venda proibida, o uso de vapes é cada vez mais frequente no Brasil, mesmo entre jovens com menos de 18 anos.

Os vapes ganharam popularidade se vendendo como menos prejudiciais à saúde e, por não terem cheiro e nem fumaça, acabaram sendo mais toleráveis do que os cigarros tradicionais. Para além do marketing, a vida real e a ciência já demonstraram que os cigarros eletrônicos trazem diversos danos à saúde, como doenças pulmonares graves e inflamações irreversíveis, além de afetarem a saúde bucal.

Os cigarros eletrônicos podem levar a danos na boca que são até maiores que os do tabaco. “Existem riscos de bruxismo e apertamento dentário que não eram conhecidos no uso do cigarro. Além disso, eles podem levar a danos específicos referentes à inalação de vapor que podem diminuir o fluxo sanguíneo nos tecidos bucais, prejudicando a saúde das gengivas e dos dentes”, resume a dentista Maria Letícia Bucchianeri, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Aria, no Distrito Federal.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O uso excessivo do vape pode levar à perda dos dentes e aumenta o risco do câncer de boca. Primeiro, o vapor já traz prejuízos, afetando o esmalte dos dentes e diminuindo a quantidade de saliva disponível na boca.

“Devido ao alto teor de açúcar e à consistência viscosa do vapor, resíduos são depositados nos dentes, tornando-os mais sensíveis. Isso afeta o paladar, o olfato, causa desidratação e ainda potencializa os riscos de cáries”, explica o dentista João Piscinini, especialista em Saúde Coletiva da Neodent, marca de suplementos dentários.

Além disso, as substâncias tóxicas que compõem o vapor inibem a ação de enzimas importantes para a proteção da boca, facilitando o acúmulo de placa bacteriana.

As alterações na microbiota bucal tornam a saliva uma mistura corrosiva que afeta a saúde dos dentes e da gengiva.

O uso de vapes também danifica as papilas gustativas que ficam na superfície da língua, o que compromete a capacidade de sentir gostos. As gengivas se retraem, expondo a raiz do dente, o que aumenta a chance de cáries graves e pode levar até a perda dos dentes.

O uso do vape também pode causar transtornos como o bruxismo – hábito de ranger os dentes, já que a nicotina é um estimulante muscular e incentiva este movimento. Os vapes com nicotina podem levar os fumantes a consumir de três a seis vezes mais nicotina do que os cigarros convencionais.

Danos dos vapes e dos cigarros à saúde bucal:

  • Diminuição da produção de saliva;

  • Ressecamento das mucosas bucais;

  • Escurecimento dos dentes e gengivas;

  • Alteração do paladar;

  • Maior risco de surgimento de cáries e doenças periodontais;

  • Mau hálito;

  • Bruxismo e apertamento dentário;

  • Risco aumentado de câncer de boca, língua, lábios, de glândulas salivares, entre outros.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation