Cuiabá, 18 de Maio de 2024
DÓLAR: R$ 5,11
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 16:10 - A | A

03 de Maio de 2024, 16h:10 A- A+

Política e Eleições / INUNDAÇÕES E MORTES

Verbas de fundos do Poder Judiciário serão direcionadas às vítimas de inundações no Rio Grande do Sul

Autorização para destinação de verbas será feita por meio de ato normativo do CNJ

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, informou nesta quinta-feira (2) que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prepara um ato normativo para autorizar a liberação de verbas de fundos do Poder Judiciário a serem direcionadas às vítimas de inundações no Estado do Rio Grande do Sul.

Esses fundos são provenientes do recolhimento de multas, entre outras fontes, e o Judiciário tem autonomia para a utilização desses recursos.

No início da sessão plenária, o ministro manifestou solidariedade às vítimas e apoio ao governador Eduardo Leite e aos Poderes Judiciário e Legislativo estaduais. Segundo o ministro, os valores representam a solidariedade de todo o país para a ajudar o estado nesse momento trágico.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

De acordo com Barroso, os recursos serão liberados por meio de uma portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado prestou solidariedade ao governador Eduardo Leite e as pessoas afetadas pelas fortes tempestades que atingem a região.

"Eu, hoje, no CNJ, estamos preparando, e vai sair, um ato normativo liberando verbas do fundo do Poder Judiciário para serem direcionadas a conta dos flagelados no Rio Grande do Sul", declarou ele. A corte está analisando os detalhes finais, ou seja, a tese, sobre o julgamento que julga o poder de investigação criminal do Ministério Público.

Em relação às enchentes, as autoridades estaduais contabilizam até o momento, 24 mortes e 14 mil pessoas desabrigadas em relação a tempestades em níveis históricos, que causam alagamentos e cheias de rios, levando inundações, desabamentos e deslizamentos de terra para regiões rurais e urbanas dos municípios.

 

 

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO