PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já está se preparando para as Eleições Municipais de 2024. Recentemente, o tribunal recebeu materiais essenciais para a logística do processo eleitoral, como cadernos de votação, organizadores de mídias para carga e lacre de urnas eletrônicas, e cabines de votação.
Os servidores já estão trabalhando na organização e preparação desses materiais para serem distribuídos aos Cartórios Eleitorais do interior do estado. O volume de materiais é significativo, com cerca de oito mil cadernos de votação, 8.600 cabines de votação e mais de 550 organizadores de mídias para as urnas eletrônicas. Esse esforço é fundamental para garantir que tudo esteja pronto e operando adequadamente no dia da eleição.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Com isso, a Justiça Eleitoral já pode dar início à operação logística de preparação para o pleito deste ano. O diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, ressalta que estes procedimentos são fundamentais para garantir o sucesso da eleição. “Nós começamos a pensar e planejar todo o processo eleitoral no anterior e, a partir daí, conseguimos avançar nas etapas de organização e cumprir o cronograma proposto. São muitos detalhes operacionais que vamos resolvendo no dia a dia e que no dia da eleição fazem toda a diferença”.
Nas próximas semanas, as equipes responsáveis pela logística devem fazer a preparação das urnas eletrônicas e das maletas com as mídias de votação e mídias de resultados. Isso porque ainda está prevista a entrega de três mil baterias de urna, em meados de agosto. Posteriormente, em setembro, os kits, que também incluem cadernos e cabines de votação, serão enviados aos Cartórios Eleitorais, via transportadoras.
As Eleições Municipais de 2024 poderão contar com 9.632 urnas eletrônicas em Mato Grosso. Deste total, cerca de 7 mil devem ser enviadas aos municípios do interior. Esta é uma estimativa, já que ainda estão ocorrendo agregações de seções eleitorais.
Carga e lacre
A preparação das urnas eletrônicas nos Cartórios Eleitorais é um processo meticuloso e essencial para garantir a integridade e segurança das eleições. Como parte desse processo, cada urna é enviada sem dados, e é responsabilidade do cartório eleitoral realizar a "cerimônia pública de carga e lacre."
Durante essa cerimônia, as urnas são configuradas para as seções eleitorais específicas. O servidor da Justiça Eleitoral insere um cartão de memória que contém informações cruciais, como os nomes dos candidatos, cargos em disputa, números de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores daquela sessão.
Após a inserção dos dados, é realizado um teste para verificar o funcionamento de todos os componentes da urna, como o teclado, o visor, a impressora, e os avisos sonoros. Concluída a verificação, a urna é lacrada em todos os seus compartimentos e identificada com informações sobre o município, local de votação e a seção eleitoral correspondente.
A cerimônia termina com uma auditoria por amostragem, onde algumas urnas são sorteadas para uma verificação adicional. Esta auditoria assegura a autenticidade dos aplicativos, as assinaturas digitais, e testa o processo de votação, garantindo que tudo esteja funcionando corretamente. Este procedimento é feito na presença de todas as partes envolvidas, reforçando a transparência e a confiança no processo eleitoral.