Cuiabá, 20 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 16:42 - A | A

22 de Abril de 2024, 16h:42 A- A+

Política e Eleições / TESOURO NACIONAL

Sistema de pagamentos do Governo Federal é invadido, e há suspeita de desvio de recursos

De acordo com investigações da Polícia Federal e da Abin indicam que os hackers teriam acessado o Siafi por meio do CPF e da senha do gov.br dos gestores

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O sistema de administração financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, sofreu um ataque hacker em abril deste ano. De acordo com informação do jornal Folha de S.Paulo, há suspeita de que os autores do ataque conseguiram emitir ordens bancárias e desviar recursos da União.

A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já estão investigando o caso e atuam no rastreio dos suspeitos. Investigações indicam que os hackers teriam acessado o Siafi por meio do CPF e da senha do gov.br dos gestores e ordenadores de despesas para utilizar a plataforma de pagamentos.

Segundo interlocutores que auxiliam nas investigações, o sistema de autenticação de usuários sofreu um ataque, e gestores habilitados para fazer movimentações financeiras tiveram seus acessos utilizados por terceiros sem autorização.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O Tesouro Nacional, órgão gestor do Siafi, já implementou medidas adicionais de segurança para autenticar os usuários habilitados para operar o sistema e autorizar pagamentos.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation