Cuiabá, 17 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,48
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024, 14:44 - A | A

19 de Fevereiro de 2024, 14h:44 A- A+

Política e Eleições / COMISSÃO E AUDITORIA

Secretaria de Saúde irá investigar aumento de óbitos no São Benedito durante intervenção do Estado

Na reunião, foi dado início efetivo ao trabalho, que terá prazo de 30 dias para apresentar relatório ao prefeito Emanuel Pinheiro. Além de Juarez e Deiver Teixeira, mais quatro servidores da Saúde cuiabana participarão da comissão

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A Comissão para acompanhamento e auditoria de aumento de óbitos do Hospital São Benedito deu início aos trabalhos nesta segunda-feira (19) com a presença do secretário de Saúde, Deiver Teixeira, e do presidente da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Juarez Samaniego. 

A comissão foi criada pelo prefeito Emanuel Pinheiro após diagnóstico situação da saúde apontar que, durante a administração do gabinete de intervenção do Estado, ocorreu aumento de quase 100% nas mortes no hospital São Benedito. 

O relatório situacional após o período de intervenção do Governo do Estado na saúde de Cuiabá aponta que o número de mortes no Hospital Municipal São Benedito quase dobrou no período de 15 de março a 31 de dezembro de 2022 e de 15 de março a 31 de dezembro de 2023, ou seja, no período em que a administração não pertencia mais à Prefeitura de Cuiabá.

Foram registrados 105 óbitos em 2022 e 196 na gestão da intervenção (um aumento de 86%). Por conta das mortes e do déficit de recursos deixado pelo gabinete de intervenção do Estado, o prefeito Emanuel Pinheiro decretou calamidade pública na saúde cuiabana. 

Na reunião, foi dado início efetivo ao trabalho, que terá prazo de 30 dias para apresentar relatório ao prefeito Emanuel Pinheiro. Além de Juarez e Deiver Teixeira, mais quatro servidores da Saúde cuiabana participarão da comissão. 

"Definimos um cronograma de trabalho, levantamento de dados e pesquisas qualitativas e quantitativas, também elaboramos um modelo técnico para a confecção do relatório técnico, que possa elucidar as razões desse aumento de mortes no hospital São Benedito", afirmou o secretário de Saúde. 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation