Cuiabá, 20 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 05 de Março de 2024, 12:03 - A | A

05 de Março de 2024, 12h:03 A- A+

Política e Eleições / NA CÂMARA DE VEREADORES

Roberto Stopa é empossado prefeito de Cuiabá por 180 dias nesta terça-feira (05)

Stopa substituirá Emanuel Pinheiro a frente do Palácio Alencastro, durante o período de seis meses, conforme determina a decisão do Tribunal de Justiça

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) foi empossado prefeito de Cuiabá em cerimônia simples na presidência da Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (05), com o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O evento ocorreu no Palácio Paschoal Moreira Cabral e contou com a participação de vereadores, representantes do município e autoridades locais. A leitura da ata de posse foi feita pelo 1º Secretário da Mesa Diretora Câmara de Cuiabá, o vereador Adevair Cabral (PTB).   

Stopa substituirá Emanuel Pinheiro a frente do Palácio Alencastro, pelos próximos 180 dias, ou seja, durante o período de seis meses, conforme determina a decisão do Tribunal de Justiça.

Contudo, Emanuel  poderá reverter a situação junto ao judiciário e retornar ao cargo antes dos seis meses.

A decisão do afastamento de Emanuel Pinheiro, partiu do desembargador Luiz Ferreira da Silva, atendendo a uma ação do Núcleo de Ações de Competências Originárias (NACO), do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), assinada pelo promotor Carlos Zarour, que determinou o afastamento do emedebista em decorrência dos desmandos na saúde pública do município.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O presidente da Câmara, Chico 2000, deu as boas vindas ao prefeito interino durante o evento. “Pode ter certeza que vou trabalhar diuturnamente para que fique um legado, seja por 10 dias, 20 dias ou 6 meses”, afirmou Stopa. “ Eu quero ressaltar o respeito que tenho pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a amizade que tenho por ele”, completou Stopa.

O presidente da Câmara disse que foi notificado pelo Tribunal de Justiça para a posse de Stopa. “Foi, sim, marcada para hoje, na presidência da Câmara, a posse do prefeito José Roberto Stopa, assim como determinou a Justiça. E decisão judicial se cumpre. As discussões devem ser feitas no local e no tempo adequados”, afirmou Chico 2000.

Já pelas redes sociais, o presidente Chico 2000 se refere ao novo prefeito de Cuiabá como seu grande amigo e deseja muita sorte ao novo chefe do Executivo Municipal. "Meu amigo José Roberto Stopa, tomou posse nesta terça-feira (05) ao cargo de Prefeito de Cuiabá, em solenidade realizada no Gabinete da Presidência da Câmara de Cuiabá. O meu desejo é que Deus o abençoe nesta nova jornada, conte comigo".

Vale lembrar que esse é o segundo afastamento contra Emanuel, inclusive, pelo mesmo desembargador Luiz Ferreira da Silva. Pinheiro chegou a ser afastado do comando do Executivo municipal no dia 19 de outubro de 2021, no âmbito da Operação Capistrum, por supostamente usar contratações temporárias como moeda de troca política junto à Câmara.

O prefeito foi alvo da operação do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) da Procuradoria-Geral de Justiça, que investiga atos ilícitos na SMS. Ele depois retornou ao cargo por decisão do mesmo magistrado que acatou seu recurso.

O Tribunal de Justiça informou que o prefeito pode ingressar com Agravo Interno na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT. Ele tem prazo de 15 dias para interpor recurso após ser intimado. O processo tramita em segredo de Justiça.

Assessoria

POSSE STOPA

 

Assessoria

POSSE STOPA

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation