Cuiabá, 13 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 16:30 - A | A

28 de Maio de 2024, 16h:30 A- A+

Política e Eleições / DIDÁTICO

Radar Saúde do TCE-MT é modernizado e tem acesso facilitado para gestores e cidadãos

Esta melhoria visa subsidiar tanto a formulação de políticas públicas pelos gestores quanto o acompanhamento e a fiscalização pela população

PAULA VALÉRIA

O Radar Saúde, uma ferramenta reformulada recentemente, agora inclui três componentes principais: o “Painel Gestor”, o “Painel Cidadão” e o “Glossário”. Esta atualização foi garantida pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), com o objetivo de proporcionar uma maior abrangência de dados. Esta melhoria visa subsidiar tanto a formulação de políticas públicas pelos gestores quanto o acompanhamento e a fiscalização pela população. Acesse aqui.

A nova versão foi lançada na última semana, durante o Tribunais em Ação, evento realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que reuniu centenas de gestores da região Oeste do estado em Cáceres (MT). Na ocasião, o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, traçou um diagnóstico da Assistência Social dos 22 municípios que participaram do encontro. 

“Nosso objetivo é induzir os gestores a pensarem estrategicamente, redefinirem caminhos, aperfeiçoarem a gestão da saúde e, principalmente, ofertarem a melhor assistência possível ao cidadão. Por isso, nos empenhamos em tornar o Radar ainda mais completo e didático”, disse o conselheiro ao explicar que o Painel Gestor é um importante aliado no diagnóstico das condições de saúde no estado.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Assim, por meio do levantamento de informações separadas por município e região, é possível analisar, por exemplo, números referentes a planos de saúde, equipamentos, leitos e indicadores da primeira infância, além dos valores da despesa empenhada, da despesa líquida e da despesa paga por habitante. 

Radar Saúde

O Radar Saúde consolida dados pertinentes ao estado por meio do levantamento junto a fontes oficiais, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Por meio dele, verifica-se, por exemplo, a existência de 9.308 leitos em Mato Grosso, sendo 6.731 do Sistema Único de Saúde (Sus) e outros 2.577 da rede privada. Gráficos e tabelas mostram ainda números sobre a despesa liquidada per capita (1.326,79) e o total de médicos (7.932), dentre outros.

Vale destacar que o Radar Saúde é um dos módulos do Radar de Controle Público do TCE-MT, que monitora diferentes setores da gestão pública. Reconhecida por instituições de todo o país, este instrumento é um dos produtos do Tribunal certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 9001.

Componentes do Radar Saúde

- Painel Gestor: fornecer informações detalhadas e dados estatísticos para os gestores públicos; facilitar a análise e a tomada de decisões informadas para a formulação de políticas de saúde mais eficazes e  inclui indicadores de saúde, relatórios de desempenho, alocação de recursos, entre outros.

- Painel Cidadão: promover a transparência e o acesso à informação para os cidadãos; permitir que a população acompanhe o desempenho dos serviços de saúde e a aplicação de recursos públicos e oferecer acesso simplificado a dados relevantes, indicadores de saúde, desempenho de unidades de saúde, entre outros.

Sobre o Painel Cidadão, Maluf destacou a seção “Serviços Especializados”, que permite identificar hospitais e ambulatórios que realizam atendimentos em diferentes áreas, como pediatria, cardiologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria e ginecologia. Há ainda dados sobre profissionais, equipes de saúde por tipo e equipes da estratégia Saúde da Família, dentre outras.

- Glossário: facilitar a compreensão dos termos técnicos e indicadores de saúde; ajudar tanto gestores quanto cidadãos a entender melhor os dados apresentados e o funcionamento do sistema de saúde e explicações detalhadas de termos técnicos, indicadores de saúde e outros conceitos relevantes.

Já o Glossário tem por objetivo facilitar a identificação dos termos da área técnica e a compreensão de conceitos. Os termos, as definições e siglas utilizadas foram extraídas da Política do Sistema Único de Saúde e de documentos, legislações e outros materiais produzidos pelo Ministério da Saúde.

As atualizações se somam ao Painel Imunização, incluído ao Radar Saúde em 2023. Outra novidade diz respeito à disponibilização de questionário na página inicial, para que o usuário possa avaliar sua experiência na utilização da ferramenta. “Esse enfoque no cidadão resultou em informações acessíveis e compreensíveis, que fortalecem o controle social e a confiança nas ações administrativas”, reforçou. 

Para o conselheiro, a transparência e o diagnóstico das deficiências do setor devem resultar na execução de ações preventivas e proativas. “A principal característica desta ferramenta é que ela possibilita o conhecimento sobre a realidade dos municípios por meio de comparativos entre índices, que vão desde cobertura vacinal à mortalidade infantil”, concluiu. 

Álbum de fotos

Reprodução: TCE-MT

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO