Cuiabá, 22 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 13:08 - A | A

22 de Maio de 2024, 13h:08 A- A+

Política e Eleições / SEGURANÇA EFICAZ

"Quando se tem segurança, a vida das pessoas fica até mais barata”, disse Caiado sobre a contribuição da segurança pública na economia

Em entrevista a Record News, nesta terça-feira (21), Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que bons resultados da segurança pública refletem no crescimento econômico do estado

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na noite desta terça-feira (21), durante entrevista ao noticiário News 19 Horas, da Record News, o governador de Goiás Ronaldo Caiado destacou o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e seu impacto na economia goiana. Questionado sobre a política adotada pelo estado no enfrentamento à criminalidade, ele frisou que Goiás é o único estado brasileiro com segurança pública realmente eficaz em todos os setores.

“A parte da inteligência é fundamental. É preciso ter equipes trabalhando fortemente em informações. E nesta área estamos muito bem preparados. Avançamos e investimos muito em inteligência”, disse Caiado.

O governador também ressaltou a integração entre as diferentes forças de segurança estaduais e federais. “Esta área de inteligência, aliada à nossa capacidade operacional, deu a Goiás uma condição ímpar de segurança”, frisou.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Quedas nos índices de violência 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), desde 2018, todas as modalidades de violência registraram queda no estado, Os índices também mostram redução nos roubos e furtos a cargas, transeuntes, residências, comércios e veículos, além do declínio de crimes contra a vida, como feminicídio e homicídios dolosos.

Já o crime de roubos a bancos, conhecido como “novo cangaço”, não é registrado em Goiás desde 2023.

“Não tivemos nenhum assalto a banco, nenhuma explosão a carro-forte”, relembrou o governador.

Crescimento econômico

Caiado ressaltou que os bons resultados da segurança pública refletem diretamente no crescimento econômico do estado. Atualmente, Goiás lidera o índice econômico no Brasil com o maior Produto Interno Bruto (PIB) da história, de R$ 336,7 milhões em 2023, que representa um aumento de 4,4% e é quase 60% acima da média do país.

“As indústrias estão muito bem, crescendo, expandindo as ofertas de empregos e qualidade de vida. Hoje, a realidade é outra em Goiás. Quando se tem segurança, a vida das pessoas fica até mais barata”, finalizou ao lembrar o quanto este cenário atrai investidores.

Ações do governo de Goiás

Ronaldo Caiado ressaltou a importância dos programas sociais para a qualificação da população em situação de extrema pobreza. “Com a qualificação, a pessoa pode se inserir no mercado de trabalho. Isso faz com que Goiás ocupe, hoje, o 1° lugar em diminuição da extrema pobreza no país”, pontuou.

O governador ainda destacou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2023, que mostraram redução de 84,5% de pessoas nesta faixa de vulnerabilidade.

“Atingir o 1° lugar entre estados que mais diminuíram a extrema pobreza no país Goiás mostra que os programas sociais estão dando certo. Eles estão trazendo as pessoas para a economia, para a emancipação, fazendo com que saiam do processo de dependência do estado”, comemorou o gestor.

Ações humanitárias

Sobre a atuação de militares goianos no atendimento a vítimas da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, Caiado enfatizou que os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO) permanecerão no estado gaúcho enquanto for necessário.

“Enviamos imediatamente 21 bombeiros militares, cães farejadores, drones, viaturas e helicóptero. Mandamos também policiais militares e penais preparados, além de mais de 400 toneladas de mantimentos”, relatou o governador.

Preservação ambiental

Outro assunto abordado foi o trabalho do Governo de Goiás para preservação da cabeceira do Rio Araguaia, na divisa de Goiás com Mato Grosso.

“São 5 mil hectares onde estamos cercando as cabeceiras, recuperando as matas ciliares, combatendo as voçorocas, não deixando com que o sedimento entre no leito do rio”, pontuou.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO